Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Como acompanhar seus resultados na plataforma s360

 18 de julho

Você sabia que, além de fazer suas análises de óleo, a ALS ajuda você em seu planejamento? Por meio da plataforma s360, é possível verificar em tempo real o andamento dos seus ensaios. Esse registro, tanto pode facilitar sua visualização quanto ajuda você a planejar melhor suas ações de manutenção preditiva, de maneira rápida e minuciosa. Veja no post a seguir como isso é possível.

Controlando sua frota e seus equipamentos: o cadastro na plataforma s360

A primeira etapa para usar bem a plataforma s360 é o cadastro. Ao registrar suas amostras, equipamentos ou frotas, além de informar à ALS o que é seu, você terá um banco de informações a respeito dos seus ativos. Isso traz como vantagem uma complementação a um sistema de controle que você já tenha ou uma base para começar um banco de dados quando passar a implementar planos de manutenção preditiva em sua área.

Para isso, você deverá acessar seu usuário na plataforma. Na primeira página, é possível clicar nas duas barrinhas (1) do canto superior esquerdo para que seja exibido o menu lateral esquerdo. Assim, você verá que há duas opções: amostras (2) e equipamentos (3).

Quando você abrir a aba “Equipamentos”, no menu superior da tela, aparecerá a opção “Novo Equipamento”. Nela, você vai preencher os dados do equipamento e os compartimentos de onde foram extraídas as amostras. Não se esqueça de clicar em “Salvar” para não perder seu trabalho!

Rastreando suas amostras: o pré-registro

Um dos piores pesadelos dos analistas de laboratório é a troca de amostras e resultados. Um erro desse tipo requer que todo trabalho de coleta de amostras seja refeito, assim como todo o trabalho de análise de laboratório e o relatório final. Para evitar esses erros, a ALS implementou na plataforma s360 a etapa de pré-registro de coleta.

Para isso, entre novamente na aba “Equipamentos” e, em seguida, em “Registrar Coleta” no equipamento desejado da Listagem. Novamente, não se esqueça de salvar seu trabalho para não perder as informações. Essa etapa é feita antes do envio das amostras aos nossos laboratórios. Assim, quando essas chegarem, a triagem ficará mais ágil, e, consequentemente, a entrega dos resultados será mais rápida. Não obstante, é possível exportarem-se planilhas do Excel que contenham as informações que você registrou. Desse modo, a plataforma s360 permite que você faça seu controle independente e separado, além de manter maior rastreabilidade e visualização no próprio aplicativo.

De forma semelhante, você pode registrar coletas avulsas. Isso é útil quando você não precisa manter um histórico do equipamento – ou seja, em análises pontuais, e não em acompanhamentos sistemáticos. Para isso, você deve entrar em “Equipamentos” e clicar em “Adicionar Coleta Avulsa” no menu superior. Reforçando: não se esqueça de salvar as alterações que fizer!

Obtendo um diagnóstico: saúde do equipamento

A finalidade de qualquer análise é chegar a conclusões que permitam esclarecimentos e decisões assertivas. Com isso em mente, a plataforma s360 recebeu a aba “Saúde do Equipamento”. Nesta parte, você terá acesso a relatórios completos do estado dos seus equipamentos em diferentes momentos. Isso permite que você controle a efetividade de suas ações de manutenção e também estabeleça cronogramas adequados a fim de garantir o bom andamento do trabalho em seu setor.

Para acessar o relatório de saúde dos equipamentos, você deve clicar em “Equipamentos” (4) e encontrar a lista “Status da Saúde” (5). Nesta listagem, você pode filtrar pelo status: Normal, Anormal, Crítico, Não Disponível ou visualizar todos.

Os status, por sua vez, informam o seguinte:

  • Normal: sem necessidade de intervenção.
  • Atenção: aponta inconsistências nos dados ou nas amostras.
  • Anormal: indica necessidade de alguma intervenção, porém sem urgência.
  • Crítico: existe necessidade de intervenção com certa urgência.

Portanto, você pode visualizar prontamente o panorama geral da situação dos seus ativos por meio da plataforma s360. Uma vez selecionado um dos status, é possível gerar um relatório completo para determinado equipamento. Veja um exemplo:

Nesta situação ilustrada, o usuário quis saber quais equipamentos estão classificados com o status “anormal”. Após clicar em “Buscar”, uma planilha é gerada com o respectivo filtro de status. Uma vez listados todos os equipamentos “anormais”, indicados por (6) “Status Atual”, é possível clicar em “Ações” e em seguida “Visualizar”. Quando você faz isso, um relatório é gerado. A flecha chama a atenção para o fato de que essa planilha é exportável na forma de arquivos de Excel, permitindo que você faça suas análises independentes da plataforma s360.

No relatório, você obterá informações da situação do equipamento e de sua classificação geral. Neste caso, a saúde dele foi classificada em 81%. Um gráfico com o histórico de desempenho nas análises desse ativo também é desenhado, assim como informações a respeito de partes específicas das quais tenham sido coletadas as amostras (diferencial dianteiro, por exemplo).

Desse modo, você tem rapidamente uma visão geral e o histórico do seu equipamento e dos compartimentos monitorados separadamente, o que permite que você analise com detalhes, caso a caso, a situação atual de suas máquinas. Além do status de cada compartimento, a plataforma s360 oferece informações pontuais visando facilitar a compreensão do cliente.

Essas informações também permitem a priorização de ações de manutenção preditiva, já que é possível ver claramente quais equipamentos têm maiores chances de sofrer algum tipo de falha.

Facilitando sua vida: o aplicativo da ALS MG

Hoje em dia, quase tudo é feito pelo Smartphone. Pensando nisso, a ALS MG desenvolveu um aplicativo que é uma extensão da plataforma s360. Esse aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS, utilizando a mesma senha da plataforma no computador. Conheça o funcionamento do aplicativo s360 da ALS MG neste post e tenha o controle de suas análises na palma da mão.

Assim, a plataforma s360 é uma ferramenta versátil. Não apenas você pode acompanhar os resultados das análises de óleo de seus equipamentos, como também tem a possibilidade de visualizar o status (normal, atenção, anormal e crítico) de saúde deles. Dessa forma, você e sua equipe estarão aptos a tomar decisões a respeito das ações prioritárias de manutenção.

Viu como a plataforma s360 é uma ferramenta extremamente útil? Caso você ainda tenha dúvidas, é possível entrar em contato conosco para esclarecê-las ou enviar um e-mail para sistema@360.com.br. A ALS Tribology agradece sua confiança!

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS