Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Saiba qual é a principal causa de falhas dos aerogeradores e como se prevenir

 27 de junho

Desde os antigos moinhos de vento até os aerogeradores de hoje em dia, a humanidade vem utilizando a força eólica como uma importante fonte de energia.

Com o uso de tecnologias cada vez mais sofisticadas, as usinas eólicas espalhadas por todo o mundo são compostas por equipamentos complexos, projetados para terem uma vida útil de aproximadamente 20 anos e que exigem muito cuidado em sua manutenção para manter um bom desempenho durante todo esse período.

A contaminação do óleo por diversos fatores é a principal causa de falhas em equipamentos, representando até 80% das avarias.

Por isso, a Oilcheck elencou aqui as principais causas que podem levar à contaminação do óleo em aerogeradores.

 

Principais falhas dos aerogeradores

  • Desgaste de componentes, contaminando o óleo com partículas metálicas.
  • Desgaste dos retentores.
  • Contaminação por restos de pintura.
  • Não selamento de todos os componentes expostos e orifícios após a desmontagem.
  • Água em suspensão pode contaminar o óleo por meio do filtro de ar
  • Fechamento incorreto de tampas e proteções.
  • Oxidação do óleo.
  • Presença de ar no óleo.

Ter o óleo de aerogeradores contaminado por alguns dos fatores citados acima significa queda de desempenho, graves avarias, máquinas paradas e prejuízo para a sua empresa.

 

Solução: manutenção preditiva

Para evitar esses problemas, o melhor é realizar a manutenção preditiva dos aerogeradores do seu parque eólico com a Oilcheck.

Ao optar por fazer a manutenção preditiva com a Oilcheck, a sua empresa passa a ter os equipamentos monitorados constantemente, possibilitando que anomalias possam ser identificadas por meio dos fluidos, mesmo que o aerogerador ainda não tenha apresentado defeitos.

Os principais objetivos da manutenção preditiva são a redução de custos de manutenção e o aumento da produtividade, e apesar de ser um item a mais no orçamento, é a maneira mais barata e eficaz de manter seus equipamentos funcionando com o máximo de desempenho.

 

Conclusão

Não realizar a manutenção preditiva dos aerogeradores do seu parque eólico pode gerar gastos ainda mais altos para a sua empresa. Fale com os nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas.

Você também pode clicar aqui para 4 dicas de como a análise de óleo pode aumentar a vida útil dos seus aerogeradores.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS