Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Saiba mais sobre a evolução das máquinas agrícolas ao longo dos tempos

 19 de agosto

A necessidade da mecanização dos processos agrícolas veio junto com a Revolução Industrial. A transição feita dos métodos artesanais para a produção por máquinas pesadas foi uma demanda que veio, principalmente, do crescimento populacional da Europa – que pedia uma produção ainda maior de alimentos.

Essa transição foi impulsionada pelo surgimento das semeadeiras, que garantiam não somente uma economia nas sementes depositadas no solo como também aumentavam a produtividade do pequeno produtor. Até que, no final do século 20, os Estados Unidos começaram a comercializar esse tipo de maquinário agrícola.

Desde então, os equipamentos agrícolas se modernizaram cada vez mais, especialmente por conta de um avanço tecnológico significativo nos últimos tempos – fazendo com que a mecanização esteja presente nas lavouras de todo o mundo.

 

A evolução dos motores agrícolas

Em 1858, surgiram os primeiros tratores. Eles funcionavam a vapor e sua principal função era arar o solo. Essas máquinas agrícolas passaram a diminuir os trabalhos manuais e de tração animal, fazendo com que o processo se tornasse muito mais rápido e melhorasse a produtividade no campo.

A primeira semeadora surgiu em 1701 com o objetivo de inserir sementes e mudas no solo. Hoje, existem semeadoras projetadas para os mais diversos trabalhos específicos – desde o plantio direto até o semeio convencional, bem como as manuais e as a lanço. Elas desenvolvem suas funções de maneira constante e precisa, de forma que tanto os sulcos quanto a quantidade de sementes seja feita uniformemente.

Por volta de 1792 foi criada a primeira colheitadeira, que colhia principalmente cereais e grãos. Atualmente, as colheitadeiras de cereais são programadas para diferenciar um cereal do outro. Após a separação, elas ainda são limpas – separadas dos detritos do processo de colheita – para simplificar seu manejo antes de serem comercializadas.

A história dos primeiros pulverizadores remontam à época do Império Romano. Usando a fumaça vinda da queima do enxofre, eles eram usados para controlar pragas que atacavam o trigo. A primeira máquina de pulverização apareceu em 1868, facilitando bastante o trabalho no campo. Agora, é possível encontrar pulverizadores que dosam a aplicação de fertilizantes para determinadas culturas.

 

Prolongue a vida útil das máquinas

A evolução das máquinas agrícolas é de longa data, mas algo que não muda com o tempo é o cuidado que devemos ter com cada uma delas. Felizmente hoje temos muito mais ferramentas para monitorá-las e agir antes mesmo de ocorrer qualquer avaria mais séria.

A manutenção preditiva auxilia nesse quesito, acompanhando o desempenho do maquinário agrícola e programando check-ups de tempos em tempos. A análise de óleo é um dos procedimentos muito adotados pela manutenção preditiva. Ele pode ser comparado ao nosso exame de sangue e é a única capaz de detectar falhas prematuras e garantir redução de custo de manutenção.

Entre em contato com os nossos especialistas e conheça as soluções da Oilcheck para seus equipamentos agrícolas. Não perca as novidades do blog Manutenção Preditiva. Aproveite também para assinar a nossa newsletter e ficar sempre por dentro do que postamos por aqui.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS