Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Por que adotar a manutenção preditiva nos equipamentos industriais

 02 de setembro

Equipamentos industriais, naturalmente, se desgastam com o tempo. Para que cada máquina dure por mais tempo e você possa usufruir ao máximo dela, é preciso ficar atento a algumas medidas que podem fazer a diferença no progresso da frota e na economia de custos dos produtores.

Aqui, sempre enfatizamos a importância da manutenção preditiva em vários ramos de atuação. Na área industrial, isso não poderia ser diferente. Esse tipo de manutenção é primordial para que máquinas tenham a sua vida útil prolongada e evitem que surpresas desagradáveis apareçam ao longo de uma importante etapa de produção.

Manutenção preditiva para máquinas industriais

A manutenção preditiva é, reconhecidamente, uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. Por isso, o serviço de manutenção deve ser adotado como rotina dentro da indústria. Quando feita por uma empresa responsável, especialistas acompanham periodicamente a saúde do equipamento – esses profissionais inspecionam e aplicam medidas de intervenção seguras para os diferentes sistemas, sugerindo ajustes e melhorias que alavancam a produtividade das máquinas industriais.

Quando não são feitos, aumenta-se consideravelmente a chance de precisar recorrer a uma manutenção corretiva para consertar os danos na máquina. Como já é sabido, a manutenção corretiva é a mais temida pelas empresas, pois se trata da mais cara dentre elas, e que acarreta em um custo muito alto para o produtor. Além disso, promove um tempo parado do equipamento e, consequentemente, diminuição da produção.

Estudo de caso industrial

O cliente procurou a Oilcheck para verificar um compartimento do redutor de velocidade Flender. Uma amostra coletada apresentou alta concentração de ferro, indicando um potencial desgaste. Após um exame ferrográfico, foram identificadas partículas ferrosas de desgaste por deslizamento maiores que 20 micras.

O especialista da Oilcheck entrou em contato com o cliente para aprofundar os detalhes do problema, dar orientações mais específicas e discutir todas as opções de inspeção. Nesse caso, foi recomendado parar o equipamento o mais rápido possível para fazer as vistorias necessárias ou detectar possíveis desgastes nas engrenagens em função de baixa lubrificação – devido também à viscosidade incorreta na aplicação.

O cliente retornou para a Oilcheck informando que após as inspeções realizadas foi identificado o desgaste acentuado das engrenagens do redutor. Assim, foi efetuada a manutenção no momento adequado e confirmado o diagnóstico da Oilcheck. Encomendaram componentes para uma rápida substituição e conseguiram evitar grandes paradas no processo. Com o diagnóstico, o cliente conseguiu prevenir um componente da sua máquina industrial de quebra e evitar um custo de R$189.000,00 apenas nesse equipamento.

 

Entre em contato com os especialistas da Oilcheck para começar a adotar a manutenção preditiva nos seus equipamentos industriais.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS