Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Ônibus elétrico: entenda as vantagens e as práticas de manutenção

 17 de janeiro

 

O ônibus elétrico é uma tecnologia promissora na busca por alternativas menos poluentes e com menor custo de manutenção para o transporte público. Com cada vez mais grandes cidades realizando testes e implementando esse tipo de automóvel em suas vias públicas, como São Paulo e Rio de Janeiro, o ônibus elétrico vai deixando de ser apenas uma ideia do futuro, firmando-se dia a dia como realidade. Contudo, ainda pairam muitas dúvidas e incertezas que dificultam uma maior adoção e adesão a esse tipo de veículo, especialmente em relação aos gastos financeiros que ele implica.

Apesar de o ônibus elétrico em si custar praticamente o dobro de um similar a diesel, o investimento vale a pena por uma série de motivos, que vão desde menor poluição e maior durabilidade a mais economia financeira em um espaço de tempo longo. Dessa forma, discutiremos no post de hoje sobre as principais vantagens do ônibus elétrico, assim como definir o melhor plano de manutenção possível para a sua frota de veículos.

 

 

Desafios e vantagens

Atualmente, o maior desafio para a ampliação das frotas de ônibus elétrico no país se dá pelos altos investimentos necessários, tanto para a aquisição dos veículos e suas baterias, que ainda contam com altas cargas tributárias, quanto para a criação das condições de recarga para uma frota abundante. Por exemplo, dos 15 mil ônibus que compõem a frota da cidade de São Paulo, apenas um possui bateria elétrica. A projeção é de a capital paulista ter 60 ônibus elétricos até 2018. Além desses fatores, não há garantia para o fornecimento adequado de peças ou para a manutenção dos ônibus elétricos, somente projeções.

Sendo assim, para muitas pessoas, as únicas vantagens do ônibus elétrico são referentes ao meio ambiente e ao conforto, por causa do seu preço elevado em relação aos convencionais a diesel. Apesar de, à primeira vista, o ônibus elétrico demonstrar não oferecer nenhuma vantagem financeira sobre o ônibus a diesel, há diversos casos e estudos que nos apontam o resultado oposto  num prazo mais extenso. Listaremos a seguir alguns dos principais benefícios de se investir no ônibus elétrico:

  • Financiamento

A compra de ônibus elétricos pode ser facilitada por diversos fundos que visam a financiar infraestrutura e tecnologias que combatem o aquecimento global, como o Banco Mundial e o BNDES, por exemplo.

  • Abastecimento econômico

Primeiramente, a energia elétrica custa menos do que o diesel. Em média, o custo de abastecimento de baterias elétricas pode chegar a ser 64% menor do que o de um tanque que consome óleo. Além disso, motores elétricos apresentam maior rendimento do que os motores a combustão, e a economia pode ser ainda mais significativa em casos de recarga de bateria por meio da energia solar.

  • Bateria por leasing

As baterias representam os maiores gastos no preço final de um ônibus elétrico. A alternativa para a compra é a de alugar esses equipamentos, com contratos de leasing diretamente com o fabricante. Com isso, o custo inicial pode ser reduzido em até 60%, mais próximo ao de um convencional a diesel. Por fim, as baterias ainda podem ser recicladas após o fim de sua vida útil.

  • Menor custo de manutenção

Os motores elétricos possuem menos peças componentes do que motores a combustão, que exigem revisões mais frequentes. De acordo com testes operacionais, os custos de manutenção em baterias arrendadas por leasing podem cair até pela metade.

  • Maior longevidade

Ônibus a diesel possuem vida útil de até dez anos, ao passo que ônibus elétricos podem ser utilizados por quinze anos, tudo isso com custo operacional de manutenção 15% menor do que os convencionais.

  • Incentivo à produção nacional

Existem três fabricantes de ônibus elétricos e híbridos no Brasil – a Eletra, nacional; a BYD, da China; e a Volvo, da Alemanha. Todas essas empresas estão dispostas a ampliar sua produção, se houver mais demanda por essas tecnologias. Com isso, seriam gerados mais empregos, capacitação técnica e produção de energia limpa no país.

  • Saúde

Motores elétricos atuam na redução do impacto da poluição provocada pelos veículos nas grandes cidades, já que não emitem os mesmos gases poluentes que os motores a combustão, que causam diversas doenças cardíacas, respiratórias e até mesmo o câncer. Há também a redução na poluição sonora, pois os motores elétricos são extremamente silenciosos.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva atua com o objetivo de reduzir a probabilidade de falhas em uma máquina, veículo ou equipamento, bem como a sua degradação. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, como o próprio nome sugere. Dessa forma, podemos dizer que a manutenção preditiva é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas.

Apenas a manutenção preditiva é capaz de antecipar necessidades de intervenção em peças e equipamentos diversos, impedir trocas e descartes desnecessários, evitar parada de equipamentos para reparos e aumentar o tempo de disponibilidade de máquinas e veículos. Além disso, sua aplicação auxilia a reduzir custos na planilha da empresa, a aumentar o grau de confiança quanto ao desempenho da frota e demais equipamentos, a aproveitar ao máximo a vida útil de todos os componentes, dentre outros ganhos.

Esse processo é capaz de predizer a durabilidade de cada componente do equipamento, detalhando as condições para o máximo aproveitamento da vida útil.

Conclusão

De acordo com o que vimos acima, podemos inferir que o ônibus elétrico ainda está se estabelecendo no Brasil, especialmente por meio de empreendimentos nas grandes capitais. O investimento nessa tecnologia ainda é apenas uma iniciativa no país, cujo sucesso e aceitação vão depender diretamente da forma como ela será implementada nos centros urbanos e da qualidade dos serviços prestados.

Por isso, é de suma importância a realização da manutenção preditiva e de análises constantes para evitar falhas e melhorar todos os resultados possíveis. Saiba mais sobre como a manutenção preditiva pode ser decisiva no desempenho de sua frota e no sucesso de seus negócios. Fale com um de nossos especialistas.

Comentários:

Manutenção Preditiva | 09 de novembro
Olá, Paulo. Tudo bem? Infelizmente não temos mais conteúdos sobre ônibus elétrico. Mas neste outro artigo temos informações sobre manutenção preditiva em veículos caso possa se interessar. Confira: https://www.manutencaopreditiva.com/analise-e-filtros-de-oleo/saiba-como-manutencao-preditiva-em-veiculos-pode-ajudar-voce

Comentários:

Paulo Roberto Moreno | 01 de novembro
Este tema é de meu interesse, gostaria de receber informações sobre o ônibus elétrico à bateria, sobre tipo de motor, tipos de transmissão, tipo de bateria, etc.....

Comentários:

Manutenção Preditiva | 24 de outubro
Olá, Edson. Tudo bem? Que bom que gostou do conteúdo. Talvez você se interessar por este eBook sobre manutenção: https://materiais.alsglobal.blog/ebook-manutencao-preditiva. Qualquer dúvida estou à disposição.

Comentários:

edson carlos santos de andrade | 23 de outubro
Este tema é do meu interesse, pois atualmente estou elaborando um Artigo Científico, com o objetivo de apresentar às empresas de transporte urbano um modelo que as auxiliem no planejamento da substituição do modelo atual de abastecimento para o de ônibus elétrico. Por favor, me encaminhem materiais sobre manutenção, recarga de baterias, utilização de energia solar, infraestrutura necessária para recarregamento, tempo de recarga, autonomia e outras informações relacionadas.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS