Nesse mês de junho a Oilcheck se torna patrocinadora oficial da Fórmula Cefast, do CEFET/MG, com objetivo de apoiar a equipe na competição anual organizada pela SAE a única categoria do automobilismo que produz tanta tecnologia quanto a Fórmula 1. Atuará do lado da equipe formada por estudantes e pesquisadores que desenvolvem protótipos de carros de corrida. Assim fará, ao longo do ano, análises de óleo – com foco na manutenção preditiva e no acompanhamento do desempenho do carro.
A Fórmula Cefast poderá ter uma visão mais aprofundada do desgaste do motor e da qualidade do óleo. Portanto, saberá a hora certa de realizar a troca, além de poder usar os relatórios como forma de estudo expondo-as na prova de design da competição para profissionais ligados à indústria automobilística.
A Oilcheck irá acompanhar a saúde dos equipamentos analisados de forma constante, com interpretação ativa dos resultados e oferecendo suporte na resolução dos problemas identificados.
A instituição e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico atentam para a importância de ações voltadas para a manutenção, no qual ganha destaque o papel da manutenção preditiva, que se caracteriza pela medição e análise de variáveis da máquina que possam diagnosticar uma eventual falha. Nesse contexto, a análise de óleo ganha importância fundamental. Através dessa ferramenta simples e barata podem propiciar o emprego desse tipo de manutenção.
Conheça a Fórmula Cefast do CEFET
Criada em 2005 por alunos do curso de Engenharia Mecânica, a equipe Fórmula Cefast participa de competições nacionais e internacionais. Em média, 35 equipes provenientes de faculdades de engenharia em todo o Brasil. A competição consiste não somente em avaliar a performance do protótipo, mas aspectos econômicos e decisões de projeto.
A Oilcheck procura apoiar iniciativas de inovação tecnológicas que visem a disseminar a cultura da manutenção preditiva no Brasil. Está no seu DNA. Mas você sabe qual é a diferença entre manutenção preditiva e manutenção preventiva? Leia no nosso blog.