Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

 26 de agosto

Empresas de todo o mundo querem reduzir custos de operação e melhorar a produtividade de seus equipamentos. Para isso, é preciso fazer uma boa gestão das máquinas e adotar a manutenção que traga mais economia nos gastos. Por isso, iremos tirar todas as suas dúvidas sobre manutenção preditiva no artigo de hoje. Acompanhe com a gente.

O que é Manutenção Preditiva?

A manutenção preditiva é uma metodologia que se trata de uma filosofia corporativa. Essa técnica tem como objetivo programar intervenções nas máquinas tendo como base indicadores dos próprios equipamentos, monitorando-os periodicamente. São feitas inspeções no desempenho da frota e esses dados fornecem informações que confirmam as anomalias presentes.

Esses estudos que compõem o programa de monitoramento podem fornecer análises de fluidos, níveis de desgaste de componentes e outros fatores como vibração e termografia. Assim, torna-se possível prevenir possíveis falhas dos equipamentos e reduzir custos com manutenções não planejadas.

Tipos de Manutenção

  • Manutenção preditiva

Como falado anteriormente, a manutenção preditiva tem como premissa o monitoramento periódico de máquinas, fazendo as inspeções necessárias para acompanhar o desempenho da frota e detectar antecipadamente qualquer desgaste que a frota possa vir a apresentar.

  • Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é muito abrangente e significa um conjunto de ações que visam prevenir a quebra. Está baseada em intervenções programadas definidas pelos fabricantes dos equipamentos. Essa política, em muitos casos, leva ao desperdício, pois não considera a condição real do equipamento.

  • Manutenção corretiva

A mais temida das manutenções é também a mais cara. A manutenção corretiva se baseia na troca de componentes ou peças que tenham sofrido algum defeito ou falhas sérias. Como ela age apenas quando os equipamentos demonstram erros, pode acarretar em uma parada maior dos equipamentos e alto custo do reparo – o que também acarreta em perda da produtividade.

EBOOK: Tudo sobre manutenção

Obrigado! Você pode fazer o download do E-Book acessando este link.

Processo da Manutenção Preditiva

Na Oilcheck, o processo de manutenção preditiva se inicia com uma análise de óleo da frota. Essa ferramenta tem o poder de detectar falhas prematuramente e fornecer informações valiosas para os especialistas.

Num segundo momento, é preciso definir em quais equipamentos e componentes será feita a análise. Para cada compartimento existe um escopo predefinido que melhor atende a sua condição de operação. Na terceira fase de operação é feita a coleta do fluido, uma das mais importantes de todo o processo. É preciso fazer a coleta com as ferramentas certas para implementar o programa de manutenção.

Após a coleta, a Oilcheck recebe a amostra e é o único laboratório a disponibilizar o resultado em 24h. O processo de Interpretação da Oilcheck visa a manutenção preditiva de seus equipamentos com linguagem simples e objetivas, abordando por completo todas as ações de inspeções necessárias, reduzindo o tempo de parada do equipamento.

Assim, por meio de vários canais de comunicação, os especialistas Oilcheck direcionam o gerenciamento dos ativos com foco em gestão. Em um trabalho conjunto com o cliente, o foco está sempre na redução de custos e na maior disponibilidade de seu equipamento.

 

Ferramentas que podem ser usadas na Manutenção Preditiva

  • Análise de óleo

Ferramenta essencial da manutenção preditiva, uma boa análise de óleo traz informações completas sobre a sua frota. Ela consegue detectar tanto contaminação de componentes quanto o desgaste de peças dos equipamentos, e os dados coletados com a análise servem como um guia na tomada de decisões dos gestores.

  • Microfiltragem

A microfiltragem consiste em passar o óleo por um conjunto de filtros até que as partículas contaminantes sejam eliminadas, fazendo com que o óleo possa cumprir seu papel sem causar nenhum dano aos equipamentos. Esse processo precisa ser feito, inclusive, em óleo novo, porque já vêm com partículas de fábrica. Assim, vários problemas podem ser evitados, como falhas de bombas e válvulas e desgaste prematuro do equipamento.

  • Softwares de gestão

Softwares de gestão podem te auxiliar nesse processo, já pensou em adotar algum deles? Programas como CentralGest ou SoftExpert ajudam na eficácia da manutenção e são ótimas ferramentas para realizar o planejamento e controle das atividades dos equipamentos, reduzindo custos.

 

Benefícios da Manutenção Preditiva

  • Redução de custos

Análises realizadas com o óleo das máquinas podem detectar anomalias, como seu estado de desgaste, além de informar qualquer substância contaminante em diversos componentes. Desse modo, possibilitam que algo seja feito antes que os defeitos se agravem, evitando prejuízos maiores para os gestores.

  • Prolongamento de vida útil

Esse tipo de manutenção possibilita que ações possam ser tomadas no momento certo, evitando desgaste dos equipamentos ou perda de algum componente importante em decorrência de alguma falha não identificada ou prevenida.

  • Produtividade

Inspeções periódicas e acompanhamento rigoroso dos equipamentos possibilita que eles estejam sempre prontos para serem usados e funcionando na sua melhor capacidade – gerando, assim, mais produtividade e rendimento.

  • Aumento na confiança

O monitoramento da sua frota garante que sempre estejam aptas e em boas condições para o serviço, aumentando a confiança nos equipamentos.

 

Vídeos sobre Manutenção Preditiva

  • A importância da manutenção preditiva

O vídeo demonstra todos os benefícios que a manutenção preditiva pode trazer para sua frota. Além disso, ilustra todos os processos que influenciam no rendimento dos seus equipamentos. Para assistir, clique aqui.

  • Reduza custos monitorando seu equipamento

No atual cenário, fabricantes têm buscado alta produtividade com o menor custo possível. Isso torna imprescindível um bom planejamento de manutenção que vise monitorar a saúde dos seus equipamentos e assegurar alta produtividade. Assista ao vídeo aqui.

  • Análise de óleo

A análise de óleo é uma importante ferramenta de monitoramento e pode ser comparada ao exame de sangue. Ela é a única capaz de identificar falhas prematuras e garantir a redução de custo de manutenção seu equipamento. Clique aqui para assistir.

  • Armazenamento do lubrificante

Você sabia que a contaminação do seu equipamento pode não estar associada à operação? Assista as dicas apresentadas neste vídeo, que mostra práticas para armazenamento de lubrificantes e controle de contaminação. Para assistir, clique aqui.

 

Sites sobre Manutenção Preditiva

O nosso blog traz informações completas sobre manutenção preditiva e análise de fluidos para os mais diversos tipos de equipamentos. Permitindo, assim, que sejam evitados gastos exorbitantes com os equipamentos e que melhorem as performances da frota.

Site dedicado à gestão de pessoas, relacionamento e aprendizado interno, e também à manutenção de ativos – sinônimo de rentabilidade.

Portal que conta com matérias sobre veículos, mercado, lançamentos e, além disso, novidades tecnológicas e engenharia.

Nesse site em inglês, é possível conferir artigos sobre vários assuntos pertinentes à análise de óleo, bem como dicas para o seu maquinário, como lubrificação, filtragem e viscosidade.

Também em inglês, o site traz dicas sobre lubrificação, filtragem e viscosidade, além de artigos sobre temas ligados à análise de óleo.

 

Livros sobre manutenção preditiva

  • Falha Não é Uma Opção, por José Wagner Braidotti Junior

Uma ferramenta para o dia a dia dos profissionais que estão envolvidos com gestão, manutenção e controle de equipamentos. Nele, é possível encontrar aspectos importantes para quando ocorre alguma falha em uma máquina, com o propósito de eliminar qualquer oportunidade de reincidência.

  • Manutenção Preditiva: Fator de Sucesso na Gestão Empresarial, por Allan Kardec e Julio Nascif

A manutenção preditiva é um assunto extremamente importante que acompanha o ciclo de vida do equipamento. Apesar disso, poucas organizações se atentaram para o processo. Nesse livro, os autores procuram exaltar os benefícios dessa manutenção, inserindo-a numa gestão de excelência.

 

Material complementar sobre Manutenção Preditiva

O objetivo de um programa eficaz de análise de óleo é reduzir os custos e ter previsibilidade na gestão dos seus equipamentos. Criamos este material dividindo em 5 passos o processo de análise de óleo para facilitar o entendimento e a importância dessa etapa na manutenção preditiva.

Fique por dentro dos termos utilizados na análise de óleo. Separamos algumas palavras/termos utilizados no dia-a-dia da gestão da análise de óleo com seus respectivos significados para que você entenda tudo sobre o tema.

Como a aditivação dos lubrificantes pode beneficiar seus equipamentos? Preparamos esse e-book completo com informações sobre aditivação de lubrificantes, destacando todas as vantagens de cada tipo.

Concentrar seus esforços nos ativos mais críticos é fundamental para alavancar os processos da sua organização. Neste e-book você encontrará os grandes efeitos que uma boa gestão de ativos pode fazer pela sua empresa.

 

Caso de sucesso agrícola: Colhedora de algodão

Procurar a Oilcheck foi fundamental para que a empresa conseguisse economizar com a manutenção preditiva do seu equipamento e evitasse dores de cabeça no futuro. Nesse caso, o gestor conseguiu evitar um gasto de R$ 78.057,51 na sua colhedora. Confira o estudo de caso completo aqui.

 

Caso de sucesso construção: Carregadeira

O cliente percebeu a importância do monitoramento de fluidos para a economia da manutenção. Com a análise de óleo feita pela Oilcheck, a empresa conseguiu economizar um total de R$ 22.639,98 na manutenção da sua carregadeira. Confira o estudo de caso completo aqui.

 

Caso de sucesso marítimo: Propulsor

A análise de óleo tem o poder de transformar resultados em redução de custo para os clientes. E ela é uma das ferramentas mais importantes da manutenção preditiva. Nesse caso, a empresa de equipamentos marítimos conseguiu evitar um gasto de R$ 39.972,00 no seu propulsor. Confira o estudo de caso completo aqui.

 

Conclusão

Todas as informações que compartilhamos aqui com você mostram a importância da manutenção preditiva para aproveitar o melhor dos seus equipamentos e, consequentemente, influenciar positivamente a sua produção. Essa gestão é uma maneira inteligente e eficiente de gerar mais disponibilidade e confiabilidade tanto da frota quanto de seus resultados.

Agora que você já sabe tudo sobre manutenção preditiva, entre em contato com os nossos especialistas e faça uma cotação conosco.

Comentários:

Pedro Hernandes | 23 de julho
Olá, Gilberto. Tudo bem? Que bom que gostou desse conteúdo, ficamos felizes por isso. Caso tenha interesse em saber mais sobre os tipos de manutenção, confira esse material: http://materiais.oilcheck.com.br/manutencaopreventiva_x_manutencaopreditiva_x_manutencaocorretiva

Comentários:

Gilberto Bernardo | 20 de julho
Muito importante tudo isso , todas empresas deveriam ler essa matéria

Comentários:

Manutenção Preditiva | 21 de outubro
[…] é inerente ao trabalho agrícola e faz parte do cotidiano da produção do campo. Por isso, a manutenção preditiva  é crucial para evitar que as impurezas danifiquem um equipamento agrícola. Chamamos aqui de […]

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS