Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

A importância da manutenção preditiva em aerogeradores

 29 de junho

O Brasil iniciou 2015 em 10º lugar na geração de energia eólica no mundo e estima-se que serão aproximadamente 600 parques eólicos operando no país até 2019.

Para manter tantos aerogeradores em atividade, a manutenção desses equipamentos passa a ser um capítulo importante no planejamento das empresas do setor.

Ao mesmo tempo, realizar a manutenção de um ativo tão valioso, formado por equipamentos altamente complexos e tecnológicos também é grande desafio.

 

Manutenção preditiva

Mas qual seria a melhor forma de manutenção para um parque eólico?

Você pode optar basicamente por modalidades de manutenção que antecipam problemas antes que máquina sofra avarias e precise ser paralisada ou pela manutenção que espera a máquina apresentar algum defeito para ser realizada.

Manutenção Preditiva fundamenta-se no acompanhamento frequente dos equipamentos por meio de ferramentas específicas de monitoramento e inspeção. Em aerogeradores, a principal ferramenta utilizada é a análise de óleo.

 

Os benefícios da manutenção preditiva para aerogeradores

Por meio da manutenção preditiva, é possível obter a estimativa do tempo de vida útil dos componentes das máquinas e antecipar a necessidade de serviços de manutenção, aumentando o tempo de operação contínua e a vida útil do motor que move o aerogerador.

Além disso, a manutenção preditiva significa economia para a sua empresa. Apesar de ser um custo a mais no orçamento, é a maneira mais barata de manter os aerogeradores funcionando 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Ao contrário da manutenção preditiva, optar pela manutenção corretiva, que ocorre após a máquina apresentar falhas, significa adotar a forma mais cara de manutenção para o seu parque eólico e ainda ter aerogeradores parados até que o reparo seja concluído.

 

Conclusão

Esperar um aerogerador do seu parque eólico parar para acionar a sua manutenção significa perda de tempo, desempenho e dinheiro. Realize a manutenção preditiva e aumente a produtividade do seu parque eólico. Fale com um dos nossos especialistas para saber mais informações.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS