Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

As sete principais responsabilidades de um especialista em lubrificação

 06 de março

De acordo com pesquisa realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), a degradação da superfície das peças responde por 70% das causas de parada de uma máquina. Um dos principais responsáveis por essas ocorrências, como aponta o estudo, seria a lubrificação inadequada.

Outro levantamento da área foi divulgado pela empresa brasileira Silubrin, que revelou que a vida útil dos mancais pode ser ampliada entre 400% e 1.000% quando o usuário adota o ajuste das folgas às tolerâncias indicadas pelos fabricantes e não deixa de pôr em prática os procedimentos adequados de lubrificação.

De modo geral, há relação direta entre uma lubrificação adequada e a vida útil dos equipamentos. Especialistas e estudiosos do setor apontam que boas práticas de lubrificação multiplicam a vida útil das máquinas, além de gerar redução de custos em reposição de peças.

Um dos fatores para tal multiplicação é a baixa temperatura do equipamento, que pode representar ganhos no que diz respeito à oxidação do lubrificante e à vida útil do equipamento.

 

Engenharia de Lubrificação

O óleo lubrificante é um composto que apresenta funções variadas em um único compartimento. Primeiramente, ele minimiza o atrito e o desgaste entre as superfícies metálicas, assim como diminui a força necessária para movê-las. Além disso, o óleo lubrificante absorve o calor gerado por essas superfícies, realizando a troca de temperatura com o ambiente externo.

Esse tipo de óleo ainda tem importante papel de limpeza do motor, prevenindo o acúmulo de partículas como a fuligem, mantendo-as em suspensão até serem retiradas do sistema. Por fim, o óleo lubrificante também atua na proteção do compartimento ao formar sua camada sobre as superfícies metálicas, minimizando os danos de ácidos que podem causar a oxidação, bem como a formação de sedimentos nas peças.

A Engenharia de Lubrificação, por sua vez, conta com profissionais capazes de solucionar problemas por meio de serviços especializados de lubrificação, o que aumenta a confiabilidade, gera redução de custos e garante maior disponibilidade do maquinário para maior segurança, produtividade e economia.

Dentre as soluções oferecidas pela Engenharia de Lubrificação, estão o diagnóstico e a correção precisa da causa das falhas, o que evita intervenções desnecessárias, além de procedimentos técnicos padronizados, aprimoramento dos procedimentos de levantamento de plano de lubrificação, racionalização de lubrificantes e consultorias e treinamentos e ainda a elaboração de ferramentas para a execução de serviços de lubrificação.

 

As responsabilidades do especialista em lubrificação

Um especialista em lubrificação é o profissional que deve ser considerado em razão do elevado nível de conhecimento e habilidades demonstrado no processo de certificação. De toda forma, isso não limita sua atuação na área de lubrificação. Diversos profissionais de áreas como Vendas, Gestão e Manutenção buscam a certificação para comprovar a profundidade e o domínio de suas habilidades.

 

São estas as responsabilidades do especialista em lubrificação:

 

  1. Avaliar e selecionar lubrificantes.
  2. Conduzir estudos de melhoria de lubrificação.
  3. Capacitar os lubrificadores da empresa.
  4. Desenvolver garantia de qualidade e programas de análise.
  5. Realizar análise de falhas do equipamento.
  6. Propor solução para problemas relacionados à lubrificação.
  7. Manter registros de todas as aplicações e da eliminação de resíduos.

 

Conclusão

Como você pode ver, uma lubrificação adequada previne o surgimento de degradação nos equipamentos, além de gerar redução de custos e aumentar a confiabilidade do maquinário. Por isso, é necessário estar em dia com os procedimentos de lubrificação e das ferramentas da manutenção preditiva.

Descubra como aplicar a manutenção preditiva ao seu equipamento. Fale com a Oilcheck.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS