Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

3 dicas para o óleo do seu equipamento industrial durar mais

 05 de setembro

Óleos contaminados provaram ser destruidores de equipamentos. Por isso, é importante investir em práticas de manutenção para que possam permanecer sempre limpos e em condições de uso. Veja agora 3 dicas que separamos para você aumentar a vida útil não só do óleo, mas também das suas máquinas industriais.

 

Confira as 3 dicas

  • Armazenamento correto

Os fluidos dos seus equipamentos não se contaminam apenas na operação em si. Esse problema, que causa da redução da vida útil dos componentes e aumento do custo da manutenção, pode ser gerado também pelo seu almoxarifado. Até no próprio ar há contaminantes invisíveis a olho nu, por isso, é preciso ter um cuidado especial com os tambores de óleo de lubrificante novos.

A indicação é armazenar os tambores na posição vertical com bocais na posição horária de 9h15 – de preferência, armazenados em locais cobertos e livres de umidade e calores excessivos (causadores de degradação do próprio óleo). Além disso, é importante monitorar o grau de limpeza do lubrificante e efetuar a diálise nos seus equipamentos sempre que os resultados se apresentarem em níveis acima do recomendado.

  • Microfiltragem

A contaminação do óleo em máquinas industriais é inevitável. Como falado anteriormente, ele pode ser afetado por partículas contaminantes não só durante a operação – óleos novos já vêm assim de fábrica.

O processo de filtragem consiste em passar os fluidos por um conjunto de filtros até que as partículas de contaminação sejam eliminadas – permitindo que o óleo possa cumprir o seu papel sem causar nenhum dano ao equipamento. Essa é uma ferramenta de extrema importância para prevenir qualquer tipo de malefício ao sistema da sua frota, garantindo o prolongamento da vida útil de cada máquina.

A microfiltragem é um processo que consegue captar partículas muito pequenas no fluido. Isso garante uma retenção mais eficaz, porque são essas micropartículas que causam os maiores danos no equipamento industrial. Assim, os componentes não ficam desgastados, há uma maior disponibilidade da máquina, reduz-se o custo de manutenção e apresenta menor impacto ao meio ambiente.

  • Acompanhamento periódico

Além de seguir as duas dicas anteriores, é necessário que seja feito um acompanhamento periódico dos equipamentos – mesmo dos aparentemente saudáveis. O intuito desse monitoramento é poder garantir que não haja nenhuma surpresa desagradável em relação à frota e comprometa toda a produção.

Quando é feita uma supervisão constante, pode-se evitar paradas abruptas, máquinas paradas e perda de produção, além de ser possível economizar no consumo de combustível e na manutenção.

 

Conte com a Globalcheck

A Globalcheck é uma empresa do Grupo Oilcheck especializada em filtros de óleo. Com tecnologia australiana, a Globalcheck disponibiliza sistemas de filtragem de alta eficiência – com a melhor e mais segura opção para os seus equipamentos industriais. Utilizando o processo de microfiltragem de profundidade, os filtros de óleo são capazes de reter aproximadamente 900 gramas de resíduos, garantindo uma eficácia de até 99,6% de limpeza dos óleos.

Para continuar recebendo materiais sobre manutenção preditiva, análise de óleo e redução de custos, inscreva-se na nossa newsletter.

Comentários:

Manutenção Preditiva | 23 de setembro
[…] é quem determina realmente se o óleo está protegendo seu motor ou não! Aproveite para conferir 3 dicas para o óleo do seu equipamento durar mais.   Compartilhe este conteúdo! Tweet !function (d, s, id) { var js, fjs = […]

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS