Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Gestão de Equipes

Facebook profissional: como utilizar a rede para ter mais sucesso

 10 de julho

Mais de 3 bilhões de pessoas no mundo usam ativamente as redes sociais, segundo a pesquisa We Are Social 2018. Apesar de termos a sensação de que todo mundo está abandonando o Facebook, desses bilhões citados, 2,17 bi estão presentes e ativos na plataforma.

Esses dados só confirmam que a rede social ainda é relevante e deve ter seu potencial aproveitado, não só para se conectar a amigos e familiares, mas também para desenvolver sua carreira e gerar outros negócios.

Achou estranho a ideia de ter um Facebook profissional? Não se preocupe, é um pensamento comum. Buscando ajudar você a quebrar essa barreira, vamos explicar por que é importante marcar presença profissional na plataforma e, claro, como fazer isso com sucesso.

Por que vale a pena ter um Facebook profissional?

Como falamos no começo deste post, grande parte das pessoas presentes nas redes sociais está também presente no Facebook. Negócios são feitos entre pessoas.

Tendo em mente essas duas ideias, é essencial para um profissional estar onde pessoas relevantes para sua carreira e para seu negócio estão. Essa é uma boa razão para ter um Facebook profissional.

Apesar de o LinkedIn ser a rede social profissional mais famosa do mundo, isso não significa que apenas ela deva ser usada para tal propósito.

Enquanto no LinkedIn você vai ter postura mais séria e alinhada ao seu trabalho, o Facebook permite que você tenha liberdade maior para falar sobre sua carreira e seu negócio ou sobre a empresa em que trabalha.

Em outras palavras, humanizar sua comunicação é uma tarefa ainda mais fácil no Facebook.

7 dicas para ter sucesso profissional na rede

Agora que você entendeu a importância de ter um Facebook profissional, está na hora de conferir nossas dicas a fim de alcançar sucesso na plataforma e não cometer nenhum erro.

1 – Separe o pessoal do profissional

O Facebook é uma rede social em que você também estará conectado aos seus amigos e familiares. Existem assuntos, fotos e novidades que você só quer compartilhar com eles? Isso não é um problema!

Você pode ter tanto contatos pessoais quanto profissionais no Facebook e dividir essa audiência, permitindo que seu conteúdo pessoal seja entregue somente aos seus amigos e familiares.

Para isso, você precisa criar a sua lista de amigos ou alguma outra lista pessoal e, ao publicar em seu perfil, certificar-se de que a configuração padrão de privacidade está direcionada para essa lista.

Quando você quiser que sua publicação seja vista por todos – contatos pessoais e profissionais –, basta mudar a configuração de privacidade para “público”.

2 – Inclua educação e experiência profissional em seu perfil

Inserir suas informações de educação e locais onde já trabalhou e trabalha é uma forma de mostrar sua área de atuação, sua experiência profissional e, claro, facilitar a sua identificação.

Um Facebook profissional deve conter essas informações, e elas devem ser precisas.

3 – Utilize uma boa foto de perfil e de capa

Já falamos,em nosso post sobre LinkedIn, sobre o poder de uma boa foto de perfil e voltamos a tocar nesse assunto aqui.

Apesar de o Facebook ser mais leve e descontraído, ter uma foto na balada ou no bar com os amigos como foto de perfil não vai deixar boa impressão para os colegas profissionais, não é mesmo?

Aposte em uma foto em que esteja somente você na imagem, e seu rosto seja o foco. Se tiver um sorriso, fica ainda melhor.

Para a foto de capa, você pode utilizar alguma que combine com seus interesses. Por exemplo, se você gosta de café, uma imagem bonita de grãos é uma boa pedida. Só tenha cuidado para não usar imagens distorcidas ou com qualidade ruim.

4 – Permita que as pessoas sigam você

Nem todas as pessoas se sentem confortáveis para adicionar outras ou simplesmente não desejam fazer isso. Elas querem simplesmente receber as atualizações públicas de determinados usuários.

A boa notícia é que o Facebook permite isso. Você só precisa ir em configurações, posts públicos e tornar pública a permissão para pessoas seguirem você.

Por padrão, todos os seus amigos seguem você. Permitindo que outras pessoas também sigam você sem necessidade de adicioná-lo é uma boa do Facebook profissional.

5 – Participe de grupos

Grupos são ótimos canais de relacionamento, discussão e, claro, networking. Os grupos do Facebook costumam ter bom engajamento e retornos positivos aos seus participantes.

Você pode usar a busca da ferramenta para encontrar grupos do seu interesse. Inserir palavras-chave nessa busca é uma dica!

6 – Compartilhe conteúdo

Compartilhar conteúdo sobre sua área de atuação é uma forma de mostrar autoridade sobre o tema e fortalecer sua marca pessoal.

Vale publicar links úteis, notícias relevantes, insights, vídeos e textos escritos por você. A ideia é dividir conhecimento e contribuir com sua indústria.

Você pode compartilhar esses conteúdos tanto em seu feed quanto nos grupos dos quais você participa.

7 – Diga o que você faz

Um erro que muitos profissionais cometem é não dizerem exatamente o que fazem. Curioso, não é? Para não cometer esse erro, eventualmente compartilhe com seus contatos a sua atuação profissional, o que você faz.

Você pode fazer isso divulgando o link do LinkedIn ou o site, publicando um vídeo com o título “Você sabia que sou…?” ou até mesmo opinando sobre um assunto e iniciando com a frase “Eu como especialista e profissional de…”.

Todas essas formas de dizer o que você faz vão fixar a informação na mente dos seus contatos e eles lembrarão de você quando precisarem.

Como você pode perceber, o Facebook profissional é muito útil e poderoso, se utilizado de forma estratégica. Esperamos que você coloque todas essas dicas em prática e comece a dar os primeiros passos para o sucesso na rede.

Com o objetivo de iniciar essa jornada com o pé direito, que tal curtir a página da ALS Tribology no Facebook? Já é uma boa fonte de conteúdo sobre análise de óleo para você compartilhar e interagir!

Pedro Hernandes
Marketing, ALS Tribology, South America
Pedro Hernandes é gerente de marketing da ALS Tribology. Pós-graduado em Administração e Marketing, busca sempre por novos cursos e certificações, além de desenvolver o pensamento analítico e desafiar padrões para gerar bons resultados.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS