Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Gestão de Equipes

Dicas para o LinkedIn: como ter sucesso na plataforma

 10 de julho

Já falamos em outro post sobre como ter um perfil campeão na rede social profissional mais famosa do mundo. Hoje, trouxemos mais dicas para o LinkedIn! Você vai descobrir como gerar engajamento e ter sucesso na plataforma. Ficou curioso? Continue lendo!

Assim como outras redes sociais, o LinkedIn tem suas particularidades. Para garantir uma presença relevante na plataforma, você deve conhecer essas especificidades e usá-las a seu favor.

Por exemplo, além de ser encontrado pelo seu nome, você pode ser descoberto por meio de palavras-chave utilizadas em seu título profissional, sabia? São essas e outras dicas para o LinkedIn que listamos abaixo. Confira!

8 dicas para o LinkedIn: o caminho para o sucesso

1 – Mantenha seu perfil atualizado

Pode parecer uma dica básica, mas manter um perfil atualizado e completo é uma forma de aumentar sua relevância na plataforma.

Conservando as informações em dia, você transmite uma mensagem aos algoritmos do LinkedIn: que você está ativo e conectado. Desse modo, você aparecerá mais em buscas e sugestões de conexão.

2 – Utilize palavras-chave em seu título profissional

O seu título profissional é o que aparece logo abaixo na sua foto, seja no seu perfil, seja na miniatura, quando você comenta em uma publicação.

Além de descrever sua posição profissional, um bom título profissional contém palavras-chave da sua indústria de atuação. Esta é uma das dicas para o LinkedIn considerada dentre as mais valiosas!

Por exemplo, se você trabalha com análise laboratorial na ALS, um bom título profissional seria: Análise laboratorial na ALS Tribology | Análise de Oléo.

3 – Conecte-se a profissionais da sua área

Encontrar profissionais da sua área de atuação no LinkedIn é uma boa forma de expandir seu networking e até mesmo gerar oportunidades de negócio.

Você pode encontrar esses profissionais fazendo buscas por palavras-chave, em grupos de discussão e até mesmo nas sugestões de conexão dadas pela plataforma.

4 – Interaja com a página da sua empresa

Mostrar engajamento com a página da empresa em que você trabalha é uma forma de fortalecer sua marca pessoal. Isso porque você demonstra que “veste a camisa”, que está envolvido de verdade com seu trabalho e que se orgulha do local em que trabalha.

Assim como empresas constroem sua marca empregadora, você pode construir sua marca como colaborador.

Sendo assim, comente, compartilhe e mencione a empresa em suas publicações. Você pode até mesmo contribuir com o crescimento da página no LinkedIn.

5 – Compartilhe e produza conteúdo

Assim como todas as demais plataformas da internet, o LinkedIn é um local para compartilhar e produzir conteúdo. Vale publicar notícias importantes da sua área, dicas sobre carreira, experiências importantes e os bastidores do seu dia a dia de trabalho.

Afora o feed de posts, apostar no LinkedIn Pulse é uma boa escolha para textos mais completos e desenvolvidos. A ferramenta funciona como uma espécie de blog dentro da plataforma e tem se tornado cada dia mais popular.

6 – Escreva recomendações em relação a seus colegas de trabalho

A rede social permite que você recomende seus colegas de trabalho por suas competências ou até mesmo que você deixe um testemunho de suas habilidades.

Além de fortalecer suas relações de trabalho, recomendações sinceras concedidas podem gerar recomendações recebidas. Apenas tenha cuidado para seu testemunho não soar falso ou até mesmo um pedido claro de retribuição.

7 – Ofereça insights para suas conexões

Assim como você, outras pessoas estão publicando ideias, dicas e buscando soluções no LinkedIn. Você pode tanto contribuir com seus postsquanto oferecer insights para as suas conexões ao interagir com outras publicações.

Colabore com discussões, ofereça sua opinião de especialista, compartilhe links e dicas. Participe de conversas que tenham a ver com sua indústria, seu dia a dia ou seu perfil profissional.

Oferecer insights é uma forma de aumentar o seu Social Selling Index (SSI) ou Índice de Vendas Sociais, que calcula sua eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança.

Já falamos sobre esse índice no post anterior sobre dicas para o LinkedIn, lembra?

8 – Tenha bom senso nas fotos e nos comentários

Compartilhar fotos e fazer comentários é uma ótima forma de construir um perfil de sucesso no LinkedIn, correto? No entanto, é preciso ter cuidado e bom senso no tipo de conteúdo compartilhado!

O LinkedIn é uma rede social profissional, ou seja, não é o melhor lugar para compartilhar suas selfies, fotos das festas ou até mesmo o churrasco em família, não é mesmo? Esse conteúdo é perfeito para o Instagram, por exemplo.

Eventos profissionais, palestras, dia a dia na empresa, imagens do seu home office, de algum livro que você leu e recomenda. São algumas ideias que se encaixam perfeitamente no propósito da plataforma.

Quanto aos comentários, é preciso considerar uma série de fatores, mas o principal deles é: você está construindo sua marca profissional no LinkedIn, portanto, qualquer atitude ou comentário pode afetar positiva ou negativamente sua carreira.

Avaliar as situações e pensar duas vezes antes de entrar em conversas irrelevantes é uma boa dica. Um parâmetro de avaliação de interesse é: você entraria nessa discussão ou faria tal comentário pessoalmente? Se a resposta for não, é melhor evitar a interação.

Um perfil de sucesso nessa rede social pode fortalecer sua marca profissional e impulsionar sua carreira. Então, não esqueça: para ter um perfil de sucesso, você deve:

  1. Manter seu perfil atualizado.
  2. Utilizar palavras-chave em seu título profissional.
  3. Conectar-se a profissionais da sua área.
  4. Interagir com a página da empresa em que trabalha.
  5. Compartilhar e produzir conteúdo.
  6. Escrever recomendações para os colegas de trabalho
  7. Oferecer insights para suas conexões.
  8. Ter bom senso nas fotos e nos comentários publicados.

Essas são as nossas dicas para o LinkedIn! Esperamos que você comece a colocá-las em prática hoje mesmo e a trilhar o caminho para ter sucesso na plataforma.

Visando encontrar conexões relevantes e contribuir com discussões sobre análise de óleo, participe do grupo no LinkedIn! Fique à vontade para convidar outros profissionais da área.

Pedro Hernandes
Marketing, ALS Tribology, South America
Pedro Hernandes é gerente de marketing da ALS Tribology. Pós-graduado em Administração e Marketing, busca sempre por novos cursos e certificações, além de desenvolver o pensamento analítico e desafiar padrões para gerar bons resultados.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS