Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Gestão de Equipes

Como criar um perfil campeão no LinkedIn

 09 de julho

Este conteúdo é parte de uma iniciativa da ALS Tribology que procura incentivar colaboradores a compartilharem suas ideias e aprendizados. Investimos sempre em bons resultados e trabalhamos juntos em prol da evolução profissional de todos!

O LinkedIn é a rede social profissional mais famosa do mundo e está se tornando cada vez mais popular no Brasil. De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2018 da Rock Content, cerca de 64% dos brasileiros entrevistados, que têm entre 25 e 40 anos ou mais, estão presentes na plataforma.

Com a popularização, hoje a rede social é indiscutivelmente um canal de oportunidades para networking, parcerias, fortalecimento de marca pessoal, relacionamento, discussões ricas e até mesmo possibilidade de novos negócios.

perfil campeão no linkedin

Acreditamos que você não quer ficar fora dessa, certo? Pensando nisso, produzimos este Guia para você criar um perfil campeão no LinkedIn. Confira a seguir!

Invista em uma boa foto

Você já ouviu falar que “a primeira impressão é a que fica”? Nem sempre essa é uma verdade imutável, mas é bom garantir que suas possíveis conexões deixem boa impressão de você.

Segundo Flavia Gamonar, uma das 10 Top Voices do LinkedIn Brasil, cuidar da imagem que você passa é essencial para ser visto como alguém confiável e atrair oportunidades.

Uma forma de fazer isso é investindo em uma boa foto de perfil. A própria Flavia já falou sobre o assunto em um artigo na rede social.

As dicas para a foto de um perfil campeão são:

  • Fundo sem excesso de informação
  • Seu rosto em foco
  • Apenas você na foto
  • Nada de muitos filtros
  • Se puder, sorria
  • Seja você

Complete todo o perfil

Para que um perfil seja considerado campeão pelo próprio LinkedIn, é preciso que esteja completo. Inclua sua experiência profissional, sua formação acadêmica, os trabalhos voluntários, os certificados, os cursos livres, os idiomas que você fala e todas as informações que puder.

Quanto mais claro ficar para as pessoas o que você faz, qual sua área de expertise e quais seus interesses, mais fácil será que elas se conectem com você.

Escreva um resumo atrativo

O resumo é sua carta de apresentação para os outros usuários do LinkedIn. Procure escrevê-lo de forma atrativa, mostrando suas competências técnicas, mas também deixando claro que há um ser humano por trás de todos os diplomas e certificados.

Outra dica valiosa é evitar os clichês. Todo ano, o LinkedIn divulga um ranking das palavras mais utilizadas pelos brasileiros em seus perfis. Em 2017, as 10 mais usadas foram:

  1. Especializado
  2. Com experiência
  3. Líder
  4. Estratégico
  5. Qualificado
  6. Especialista
  7. Focado
  8. Responsável
  9. Inovador
  10. Apaixonado

Ao escrever seu resumo, tente deixar essas palavras de lado ou substituí-las por sinônimos.

Defina com cuidado seu título profissional

O título profissional é o que aparece abaixo da sua foto em seu perfil. Ele também acompanha a miniatura da sua imagem quando você faz postagem ou comentários no LinkedIn. Ou seja, tal definição está sempre presente e diz muito sobre você.

Além disso, é uma forma de você ser encontrado na rede social. Por exemplo, se você é engenheiro químico especialista em análise de óleo, você pode ter o seguinte título: Engenheiro Químico na ALS Tribology.

Com esse título, alguém que procurar pelos termos “engenheiro químico” ou até mesmo  por “ALS Tribology” vai encontrar você. Isso certamente aumenta suas chances de networking e novos negócios.

Siga empresas e participe de grupos

Seguir empresas e integrar grupos no LinkedIn é também uma maneira de garantir um perfil campeão. Isso porque, ao seguir empresas, por exemplo, você vai garantir que o seu feed seja alimentado com conteúdos sobre aquela indústria e negócio.

Já com os grupos, é a oportunidade perfeita para debater temas do seu mercado, estabelecer autoridade em um assunto, fazer novas conexões e assimilar novidades.

Interaja com suas conexões

A premissa de uma rede social é a interação. Isso não é diferente com o LinkedIn. Além de ter uma boa foto, um perfil completo, um resumo atrativo e um título bem pensado, manter um perfil campeão é aquele que colabora oferecendo insights para suas conexões.

Postagens, comentários, likes, compartilhamentos, discussões. Tudo o que puder agregar valor a sua comunidade é válido e ainda ajuda a aumentar o seu SSI. Já ouviu falar nesse índice?

Acompanhe seu SSI

O Social Selling Index (SSI) ou seu Índice de Vendas Sociais é uma ferramenta do próprio LinkedIn que calcula a sua eficácia em estabelecer sua marca profissional, localizar as pessoas certas, interagir utilizando insights e cultivar relacionamentos de confiança.

Você pode verificar o seu gratuitamente clicando aqui. A ferramenta vai fornecer um gráfico com a seguinte aparência:

perfil campeão no linkedin

Com essas informações, você tem a possibilidade de avaliar em quais aspectos está sendo bem-sucedido e em quais precisa melhorar a fim de garantir um perfil campeão.

A ferramenta também exibe o SSI médio das pessoas do seu setor e das pessoas em sua rede, o que fornece parâmetros para saber o quão bem você está se saindo.

perfil campeão no linkedin

Vá além do perfil campeão: produza conteúdo

Um dos fatores que tornaram o LinkedIn tão popular é a qualidade do conteúdo produzido e compartilhado na rede social. Além dos Top Voices, existem diversos profissionais que criam conteúdo por lá, e você pode ser um deles.

Você pode utilizar tanto a publicação regular no feed quanto a ferramenta LinkedIn Pulse, que funciona como uma espécie de blog dentro da própria rede social, suportando textos mais longos.

Muitos usuários já adotaram e continuam adotando o Pulse para compartilhar o conhecimento deles, as histórias e os ideias. Que tal experimentar? Você pode conferir estas dicas aqui para começar!

O LinkedIn é uma rede social cheia de oportunidades e você pode extrair o melhor dela seguindo essas dicas para ter um perfil campeão.

Não esqueça: use uma boa foto, preencha todo o perfil, escreva um resumo atrativo, utilize um título profissional com as palavras-chave certas, siga empresas, faça parte de grupos, monitore seu SSI e supere as próprias expectativas ou limitações produzindo conteúdo.

Está pronto? Que tal dar o primeiro passo agora mesmo? Participe do grupo sobre análise de óleo no LinkedIn, contribua com as discussões e comece a construir um perfil campeão.

 

Pedro Hernandes
Marketing, ALS Tribology, South America
Pedro Hernandes é gerente de marketing da ALS Tribology. Pós-graduado em Administração e Marketing, busca sempre por novos cursos e certificações, além de desenvolver o pensamento analítico e desafiar padrões para gerar bons resultados.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS