Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Filtragem

Manutenção de equipamentos e máquinas

 10 de setembro

Quando falamos em manutenção de equipamentos e máquinas, é comum pensar em de ações e técnicas para manter a frota em bom estado.  Podendo desempenhar sua função com máxima eficiência e custos baixos.

Manutenção de equipamentos e máquinas

Devemos ressaltar que há algumas classificações para manutenção de equipamentos e máquinas, são elas:

  • Manutenção Preditiva
  • Manutenção Preventiva
  • Manutenção Corretiva

Manutenção de equipamentos e máquinas

Manutenção Preditiva

A Manutenção Preditiva consiste no acompanhamento periódico da frota de ativos por intermédio de ferramentas de monitoramento e inspeções. As mais utilizadas são: análise de óleo, análise de vibração, inspeção visual – dentre outras técnicas de análise. 

O intuito desta manutenção é ter uma estimativa do tempo de vida útil das máquinas e equipamentos. Através disso  antecipar a necessidade de manutenção, aumentando o tempo de disponibilidade, reduzindo custos. Além de maior confiabilidade do desempenho e determinar pontos de melhoria e produtividade.

Manutenção Preventiva

A Manutenção Preventiva é a ação programada pela equipe de manutenção. Nela se realiza um conjunto de práticas, a mais conhecida: as trocas de filtros e de óleos. Visando manter os equipamentos em boas condições de trabalho, eliminando possíveis anormalidades a fim de evitar falhas.

Esta manutenção ocorre de maneira programada, num “plano de manutenção”. Normalmente, o período é baseado através do histórico de manutenção e estipulado pelos fabricantes dos equipamentos, podendo ser definidas por período de trabalho (meses), tempo de serviço, quilometragem, entre outros.

Manutenção Corretiva

A Manutenção Corretiva é a menos desejada pela equipe de profissionais do ramo, pois baseia na troca de componentes ou peças que vieram a sofrer um desgaste severo ou falhas, o que acarreta em tempo de máquina parada e alto custos de reparo impactando em perda de produtividade – além de ser executada de maneira emergencial sem planejamento.

Visto as definições de manutenção, devemos agir sempre de maneira preditiva. A análise de óleo destaca-se por se tratar de uma ferramenta que auxilia na manutenção, a fim de avaliar a saúde dos ativos.

Análise de óleo

A análise de óleo fornece um diagnóstico que determina as condições dos lubrificantes e dos equipamentos, além de permitir a maximização do desempenho e de confiabilidade de ativos através da identificação de problemas, antes que se tornem falhas. Essa ferramenta gera assertividade, prioridade e segurança na tomada de decisões dos gestores, economizando tempo e reduzindo custos de manutenção.

A seguir três tópicos importante analisado no óleo:

  • Condições físico-químicas do lubrificante: Avalia a qualidade do lubrificante, se está degradado e se há necessidade de troca.
  • Contaminação: Detectamos contaminantes internos e externos, “poeira”. Vilões que estão no ambiente de operação dos equipamentos que são líderes na falha das máquinas, que também reduzem o tempo de vida útil.
  • Princípio de desgaste: Fator que a análise de óleo identifica no início do desgaste e gera um norte de atuação com inspeções periféricas, com foco de atuação na causa raiz, sanando o problema com redução de custos e maior disponibilidade dos equipamentos.

Lembre-se: a análise de fluido é mais uma ferramenta preditiva de suma importância para sua equipe de manutenção. Fale com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre análise de óleo manutenção de equipamentos e máquinas.

Comentários:

Manutenção Preditiva | 22 de agosto
[…] dos equipamentos. Aproveite para ler o post completo que fizemos por aqui falando sobre as diferenças entre os tipos de manutenção. […]

Comentários:

Manutenção Preditiva | 18 de julho
[…] manutenção preditiva de ativos ferroviários deve acontecer de maneira frequente e minuciosa. Isso porque as máquinas […]

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS