Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Filtragem

A importância da Diálise em Sistemas Hidráulicos

 06 de março

No processo de fabricação industrial, os sistemas hidráulicos passaram a ser usados em larga escala e aplicabilidade. Tal sistema pode ser adaptado para o uso em pequenas indústrias ou em processos mais complexos de fabricação, sendo considerado o mais eficiente e eficaz dos sistemas no que diz respeito à transferência de energia por meio de pequenas mangueiras ou tubos.

Hoje, você vai conhecer mais sobre os sistemas hidráulicos e a importância da diálise, que reduz custos de manutenção e prolonga a vida útil do maquinário.

Sistemas hidráulicos: princípios características

De forma geral, os sistemas hidráulicos são usados para multiplicar a força exercida e gerar o máximo de energia a ser utilizada na execução de uma função. Para executar várias funções, o sistema faz uso de atuadores de fluidos. Todos os sistemas hidráulicos empregam líquidos hidráulicos, ou líquidos sob alta pressão, distribuídos pela máquina e entre seus vários componentes, produzindo a energia desejada.

O uso dos sistemas hidráulicos é empregado em diversas indústrias e na produção de muitos produtos. Os processos de fabricação que necessitam de mais energia e força apostam na tecnologia hidráulica, como é o caso da fabricação de ferramentas. Quem também utiliza esses sistemas são as grandes linhas de produção na montagem de automóveis.

Na construção civil, todas as atividades que aproveitam os equipamentos pesados contam com sistemas hidráulicos, do mesmo modo que com os equipamentos de movimentação de terra e guindastes. Além de serem usados em aeronaves particulares, especialmente de alta velocidade, os sistemas também são amplamente utilizados em operações submarinas.

Sistemas hidráulicos: benefícios da microfiltragem

Se contaminado, um sistema hidráulico pode perder a eficiência por fugas internas, demandar excesso de troca de óleo, apresentar falhas em válvulas e bombas e desgastar prematuramente a máquina. A microfiltragem do óleo reduz o custo com manutenção e aumenta a eficiência do maquinário, prolongando também a sua vida útil.

Importante técnica da manutenção preditiva, a microfiltragem do óleo atua na extração da contaminação sólida dos fluidos. Com o procedimento, é possível evitar falhas e desgastes prematuros dos equipamentos.

Um dos fatores que mais prejudicam o desempenho do óleo lubrificante é a presença de pequenas partículas. Uma vez que o processo de filtragem tradicional não consegue identificar contaminações sólidas pequenas, visíveis a olho nu, é necessário utilizar a microfiltragem. O procedimento capta partículas de até 2 micras e garante retenção mais eficaz.

A microfiltragem utiliza uma tecnologia australiana de filtragem de óleo capaz de reter aproximadamente 900 gramas de contaminantes sólidos e remover também as borras do fluido. A microfiltragem do óleo se baseia na separação de partículas presentes nos fluidos, nas emulsões e nos óleos em que os elementos filtrantes apresentem poros de 0,1 a 10 micrômetros.

Na microfiltragem, o óleo passa pelo conjunto de filtros, onde são eliminadas as partículas de contaminação. Substâncias maiores que os poros são excluídas do fluido circulante. A microfiltragem é a técnica mais eficaz de microfiltragem do óleo. Com ela, é possível remover as partículas de forma mais eficiente, conferindo mais segurança no processo e, principalmente, oferecendo melhorias na produtividade, dentre outros benefícios para seu equipamento, além de ser um fator de redução de custos.

Conclusão

Com a grande utilização dos sistemas hidráulicos, em especial no processo de fabricação industrial, é necessário ficar atento ao perigo das contaminações. Quando contaminado, um sistema hidráulico traz diversos problemas para o gestor. A microfiltragem do óleo reduz o custo com manutenção e aumenta a eficiência do maquinário, prolongando também a sua vida útil.

 

Quer saber mais sobre como prolongar a vida útil de seus equipamentos? Fale com a Globalcheck.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS