Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Filtragem

Filtragem de óleo diesel: essencial para o bom funcionamento dos seus equipamentos

 17 de agosto

Por aqui, já falamos muito sobre a importância da manutenção preditiva para garantir a qualidade da operação e aumento da vida útil dos equipamentos da sua empresa. A filtragem de óleo diesel é uma ferramenta muito importante de análise preditiva.

Saiba mais sobre as funções do óleo diesel nos equipamentos e o porquê de se investir em procedimentos como filtragem de óleo e microfiltragem.

 

Óleo diesel

Derivado do petróleo, o óleo diesel é um combustível fóssil bastante utilizado em motores de veículos de grande porte, como carros, caminhões, tratores, locomotivas e embarcações, além de equipamentos e máquinas pesadas da indústria. A função do óleo diesel é basicamente a mesma de qualquer sistema hidráulico. Ele é responsável por lubrificar e dar força aos movimentos das peças internas.

Por ser tão essencial para o bom funcionamento dos motores dos equipamentos, o óleo diesel precisa ser analisado com frequência, para que problemas sejam evitados, identificados ou antecipados. A principal falha hidráulica apresentada pelos óleos diesel é causada por contaminação.  Água, ar e partículas são algumas das principais fontes contaminadoras do óleo diesel. Equipamentos mal tampados ou com vedações gastas podem permitir a entrada de partículas que danificam o motor.

A água também é um contaminante perigoso. Vazamentos, umidade atmosférica, reações químicas internas são algumas das fontes de contaminação pela água, que pode causar desgastes dos equipamentos, corrosão, mofo, variação da viscosidade do fluido, entre outras falhas.

Vazamentos, aeração da bomba e movimentos inadequados no reservatório de óleo podem causar contaminação do ar, ocasionando perdas como oxidação dos líquidos e aditivos, corrosão das peças de metal, perda da força de transmissão, comprometimento na saída da bomba de óleo, perda de lubrificação, amento da temperatura etc.

Óleo diesel contaminado pode acarretar falhas em bombas e válvulas, perder a eficiência por fugas internas, desgastar prematuramente o equipamento e demandar excesso de troca de óleo. Você sabe como evitar esta dor de cabeça na sua empresa?

 

Microfiltragem

Óleo contaminado é sinônimo de mais paradas dos equipamentos, comprometimento da vida útil, aumento de gastos com manutenções não planejadas e reposição de novos equipamentos e fluidos. O segredo para se evitar as falhas e os desgastes prematuros do maquinário é investir em microfiltragem. Nos processos de filtragens, o óleo diesel é aquecido para facilitar a sua passagem por filtros especiais. Na filtragem comum, no entanto, não é possível captar contaminações muito pequenas. É aí que entra em cena a microfiltragem.

Ao contrário da filtragem, a microfiltragem consegue captar contaminações muito pequenas no fluido, garantindo uma retenção muito mais eficaz.  A microfiltragem é uma tecnologia australiana de ponta que pode ser aplicada não apenas em óleos hidráulicos, como também em óleo diesel e lubrificantes. O processo se baseia na separação de partículas presentes em fluidos, óleos e emulsões em que os elementos filtrantes apresentem poros de 0,1 a 10 micrômetros. Assim, substâncias maiores que os poros são excluídas do fluído circulante.

 

Conclusão

A microfiltragem é a solução mais indicada para prolongar a vida útil de componentes, diminuir o tempo de paradas, aumentar a disponibilidade dos equipamentos, reduzir custos de manutenção, entre outros benefícios.

Outro ponto positivo da microfiltragem é a de ser uma técnica ecologicamente responsável, já que o óleo diesel microfiltrado pode ser reutilizado no futuro.  Conheça mais sobre a Globalcheck, a empresa de microfiltragem da Oilcheck.

Comentários:

Manutenção Preditiva | 28 de setembro
[…] microfiltragem são duas das alternativas mais eficazes para a extensão da vida útil dos fluidos. Neste post falamos sobre a filtragem de óleo como uma ferramenta essencial de análise preditiva. Hoje, […]

Comentários:

Rômulo Lopes Souza | 29 de agosto
Tenho certeza de que a lubrificação e o tratamento adequado dos óleos lubrificantes e do diesel, é o fator divisor de águas no que tange a vida útil das m´paquinas e equipamentos. Gostei do artigo.

Comentários:

Alexandre Ferreira | 19 de agosto
Tive a oportunidade de trabalhar com lubrificação em oficinas de diversas empresas de pequeno, médio e grande porte. O que aprendi? aprendi que toda a equipe de manutenção (em todos os níveis hierárquicos e técnicos) precisam entender e focar no controle das partículas menores (microfiltragem). treinamento e foco são os pilares de sustentação para se atingir um excelente controle de contaminação.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS