Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Filtragem

5 benefícios para seus equipamentos com o uso de microfiltragem de óleo

 13 de maio

A Microfiltragem é uma técnica que traz muitos benefícios para a sua frota. Ela possibilita o máximo desempenho de seus equipamentos e real economia de dinheiro – reduzindo os riscos de manutenções corretivas no futuro.

Filtragem de óleo x microfiltragem

A filtragem de óleo, diferente da microfiltragem, não consegue captar contaminações muito pequenas no fluido. Isso é grave, já que as partículas que seguem no fluido, invisíveis a olho nu, são as verdadeiras vilãs da história. A microfiltragem garante uma retenção muito mais eficiente, captando partículas de até 2 micras de tamanho, proporcionando mais segurança e produtividade. Confira 5 benefícios que separamos para você conhecer mais sobre a técnica:

  1. Evita o desgaste dos componentes

Os óleos contaminados podem fazer com que haja um maior consumo de combustível e consequentemente, a necessidade de um uso extensivo dos equipamentos. A microfiltragem evita esse desgaste e consequentemente trocas desnecessárias de componentes, além de estender a vida útil do filtro de óleo original e assegurar o bom funcionamento do equipamento.

  1. Redução do custo de manutenção

A microfiltragem faz parte do processo da manutenção preditiva. É aplicada na prevenção de falhas, protegendo o equipamento e assim todo o ciclo de produção. Os custos de uma manutenção preditiva são bem menores do que uma manutenção corretiva, além de garantir maior disponibilidade das máquinas, sendo assim a melhor maneira de reduzir custos de manutenção.

  1. Maior disponibilidade da máquina

Quando a frota passa por manutenções corretivas, a produção fica parada até que o problema seja solucionado. Esse tempo de espera até a retomada da máquina compromete todo o processo de produção. Já a microfiltragem funciona enquanto seus equipamentos estão em operação – evitando a necessidade de pará-los, ou pode ocorrer em períodos de parada programada dos equipamentos.

  1. Aumento da vida útil do componente

A microfiltragem garante um fluido limpo dentro do seu equipamento. Com menores níveis de contaminação, menor é o desgaste das peças e componentes e consequentemente maior a sua vida útil e de todo o equipamento.

  1. Menor impacto ao meio ambiente

O óleo contaminado, muitas vezes, é descartado na natureza e mesmo em descarte correto, poderia ser reutilizado. O óleo hidráulico microfiltrado, por exemplo, pode ser reutilizado ao invés de descartado, diminuindo o impacto ao meio ambiente e reduzindo os custos com a troca do fluido.

Conclusão

Em resumo, a microfiltragem é uma técnica fundamental para os equipamentos da sua empresa. Conheça melhor sobre a microfiltragem, seus benefícios e como a Globalcheck pode lhe apoiar com os melhores produtos do mercado no nosso site.

Comentários:

Manutenção Preditiva | 30 de agosto
[…] Já o óleo microfiltrado pode ser reutilizado. Para mais informações, leia o nosso post sobre os 5 benefícios da microfiltragem. […]

Comentários:

Manutenção Preditiva | 18 de maio
[…] de todo o seu maquinário, evitando gastos desnecessários com manutenções corretivas. Conheça todos os benefícios dessa técnica no artigo que fizemos no nosso blog. Conclusão Para garantir o pleno uso da sua frota, […]

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS