Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Filtragem

Um "ladrão de desempenho" invisível

 07 de outubro

 

Primeiramente, vamos conceituar contaminação: “contaminação é qualquer coisa que esteja presente no fluido e não pertença a ele”. Essa contaminação se apresenta de duas formas básicas: em tamanho maior que 40 micra, visíveis ao olho humano, e em tamanho menor que 40 micra, invisíveis ao olho humano. As folgas dos sistemas hidráulicos estão abaixo de 30 micra. Desta forma, o vilão que mais devemos temer é aquele que não conseguimos enxergar.

A contaminação pode entrar no sistema de seu equipamento nas seguintes situações: durante a operação normal, através de vazamentos; quando das manutenções periódicas, durante o envasamento, o transporte e o armazenamento do seu óleo novo ou até mesmo, gerada pelo desgaste interno natural. Isso significa que devemos estar sempre alerta mesmo quando o equipamento não apresentar nenhum sintoma de contaminação.

Para prevenir falhas onerosas, perdas de desempenho e, por consequência, perda de dinheiro, necessitamos adotar técnicas de manutenção adequadas para eliminar esse vilão.

A técnica mais recomendada é a microfiltragem ou o óleo diálise, que consiste em passar o óleo por um conjunto de filtros de alta eficiência até que as partículas sejam eliminadas e o óleo possa cumprir seu papel, sem causar danos ao sistema. Mesmo os óleos novos devem ser filtrados antes do abastecimento. Contudo, é necessário ficar atento e avaliar se seu sistema de microfiltragem está realmente sendo eficiente.

Saiba que são os contaminantes que degradam e reduzem a vida útil do seu óleo.

Atenção!

Para que seu equipamento esteja livre dessa contaminação, armazene bem o seu óleo, faça a microfiltragem antes do abastecimento e inspecione o equipamento com frequência.

Não deixe esse ‘ladrão” roubar seu lucro!

Entre em contato com os especialistas da Oilcheck e tire suas dúvidas sobre microfiltragem.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS