Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Sua empresa precisa de uma intervenção de cultura de manutenção?

 06 de março

A maioria das empresas precisa de uma intervenção de cultura. Este artigo vai explorar questões comportamentais que muitas vezes estão no cerne de uma cultura de negligência e mediocracia.

Traços de uma má cultura de manutenção

Não se demora a reconhecer os sinais de uma má cultura de manutenção, embora o perfil dessa cultura possa variar consideravelmente. O perfil de cultura pode ser caracterizado por indiferença, culpa, tensão entre operações e manutenção, frustração ou raiva, desconfiança, pessimismo, alta rotatividade de pessoal, desperdício de tempo e recursos, excesso de erros humanos, atraso na ordem de trabalho, crise e não lucratividade.

Manutenção de avaria e uma cultura de manutenção ruim também andam de mãos dadas. A reação constante à falha da máquina desmotiva o pessoal de manutenção. Nesses casos, as máquinas da fábrica controlam o cronograma de trabalho, e não o contrário.

Como diz a frase, “as pessoas abandonam o seu patrão, não o seu trabalho.” Os funcionários desistem porque não são devidamente geridos, ou a liderança não criou uma cultura organizacional apropriada. Independentemente disso, boa cultura é o remédio para ele.

A confiabilidade da máquina é uma ciência comportamental, que vai da administração ao piso da usina. Anos de análise de causa raiz (RCA) confirmam que rolamentos não apenas morrem, mas também são assassinados. Eles são assassinados por pessoas que não sabem como fazer ou não querem evitar essas falhas. Mais uma vez, uma boa cultura muda o comportamento e permite a confiabilidade.

 

Volte para o passado para mudar o futuro

Naturalmente, o melhor preditor de comportamento futuro é o comportamento passado. O comportamento passado estabelece a reputação, que muitas pessoas usam para julgar os outros. Você pode avaliar a cultura de maneira semelhante para ajudar a prever o desempenho futuro de confiabilidade de manutenção. Comportamento, valores e decisões são todos componentes do engajamento dos funcionários, o que afeta fortemente o desempenho individual e empresarial.

Uma cultura de manutenção positiva e estimulante é um ativo crítico da planta. Por exemplo, quando fazem um bom trabalho, as pessoas se sentem bem consigo mesmas e com seu emprego. Por outro lado, quando fazem um mau trabalho, as pessoas se sentem mal consigo mesmas e com o seu trabalho. Sentimento ruim é um problema sério moral, que se multiplica e se espalha. A solução simples é permitir que as pessoas façam um trabalho eficaz, reconhecido e comemorado.

A cultura conduz o comportamento. Por sua vez, o comportamento influencia a qualidade do trabalho. Já o trabalho de qualidade é fundamental para a confiabilidade da planta e o custo da confiabilidade. Mas por que você se importa? Porque a confiabilidade promove a segurança do trabalho e cria valor para os acionistas. Cultura ruim é disfuncional e faísca uma cadeia de desespero para todos os interessados. Nenhuma quantidade de especialização na confiabilidade da máquina vai superar as consequências destrutivas causadas por uma cultura de manutenção podre. Tem inércia que, ao longo do tempo, se torna cada vez mais difícil de mudar.

A boa cultura também tem inércia. Ela alimenta uma cadeia de sucessos de reforço. Pequenos sucessos geram sucessos maiores e mais sustentáveis. Criando-se uma boa cultura, o sucesso começa e termina no topo, no nível de liderança. Quando bons líderes estão no comando, todos ganham. Contrariamente, quando líderes ruins são responsáveis, a cultura se torna negativa, hostil, estagnada, e todo mundo perde. Boa cultura também emerge da aspiração da gerência para a melhoria e o desejo inerente de fazer um bom trabalho. Relaciona-se a habilidades, ferramentas, planos de trabalho e prontidão de máquina.

 

Fonte: Reliabilityweb.com

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS