Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal

 29 de março

Planejamento e Controle de Manutenção (PCM) nada mais é do que um conjunto de ações que visam preparar, programar, verificar resultados da execução das atividades de manutenção contra valores previamente estabelecidos, adotando medidas de correção de desvios para alcançar os objetivos da missão de uma empresa. No post de hoje, você vai conhecer mais sobre o PCM e suas funções.

Planejamento e Controle da Manutenção: o que é

O PCM recebe, analisa, adapta e dissemina informações utilizadas por todas as áreas de uma empresa, seja a diretoria, seja as gerências de manutenção e operação, seja os supervisores. Essencial para a manutenção de equipamentos, o PCM gera um Procedimento Operacional (PO) padrão, acompanhado das atividades que compõem a manutenção autônoma, contidas no Manual de Treinamento (MT). Neste caso, recomenda-se que o PO e o MT sejam realizados em grupo com um representante do PCM, juntamente com o responsável da área de manutenção e o operador do equipamento.

Planejamento e Controle da Manutenção: suas funções

  • Planejamento

O planejamento consiste em um conjunto de ações que guiam para um objetivo futuro. Este processo é importante para todos os procedimentos de uma empresa, podendo ser de curto, médio ou longo prazos. Planejar é decidir com antecedência, devendo sempre identificar fatores como custos, benefícios e recursos necessários. Há três tipos de planejamento: tático, operacional e estratégico.

 

  • Programação

No que se refere à manutenção, em especial à manutenção de equipamentos, uma programação eficiente é de suma importância. Com ela, é possível aperfeiçoar os processos produtivos, garantindo qualidade e confiabilidade, além da redução de custos. Ao manter todos os equipamentos em perfeito funcionamento, a programação possibilita diversas melhorias.

 

  • Controle

O controle, por sua vez, envolve a avaliação de resultados de operação e, se necessário, dá início ao planejamento de uma ação remediadora no momento em que os resultados se desviam do plano. O controle é imprescindível para que se mantenha a organização na direção certa, assegurando que os planos tenham continuidade. Seja qual for a área, o controle é essencial para a identificação de uma possível mudança nos objetivos e no condicionamento desses.

EBOOK: Entenda como e por que implementar Manutenção Preditiva na sua empresa

Obrigado! Você pode fazer o download do E-Book acessando este link.

Planejamento e Controle da Manutenção: o profissional ideal

Para que o PCM funcione adequadamente, é preciso que a empresa tenha bons profissionais em todas as áreas de manutenção. Um profissional qualificado deve estar atento e ser minucioso, tendo curiosidade técnica e conhecimento a fim de apurar as causas dos problemas. Além disso, ele não deve ser resistente a seguir os métodos e cumprir e fazer cumprir o programa de manutenção.

Outras características do profissional ideal envolvem conhecimentos técnicos, atualização, atenção e criatividade. Os bons profissionais são exigentes e não permitem o mau uso dos equipamentos nem a baixa qualidade de manutenção. Por fim, esses profissionais devem ser conscientes, entendendo que a manutenção é um meio de garantir a produção, ser responsáveis e saber que depende deles um trabalho de manutenção adequado.

Conclusão

Em uma publicação da Organização das Nações Unidas (ONU), foi verificado um aumento de produtividade de 60% no Departamento de Manutenção após a instalação de um PCM. A implantação de um Planejamento e Controle de Manutenção traz diversos benefícios para uma organização. Além de eliminar a falta de informação sobre o que fazer, um PCM possibilita a análise de desvios e medidas de correção e também aumenta a eficiência dos executantes.

 

Precisando de consultoria em manutenção? Fale com um especialista da Oilcheck.

Comentários:

Pedro Hernandes | 19 de março
Obrigado pelo feedback Matheus! Caso tenha interesse em aprofundar ainda mais, segue eBook sobre os tipos de manutenção: http://materiais.oilcheck.com.br/manutencaopreventiva_x_manutencaopreditiva_x_manutencaocorretiva

Comentários:

lothar Matheus | 12 de janeiro
Gostei muito!! Ele me ensinou muita coisa que ainda nem sabia espero que tenha bem mais coisa que me estudar e me aprofundar muito mais.

Comentários:

Milena | 09 de outubro
Ótimo conteúdo e fácil de entender!

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS