Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Reduza custo fazendo um plano de manutenção preditiva nas suas máquinas agrícolas

 22 de agosto

Máquinas agrícolas possuem diversas funções dentro de uma propriedade rural, mas em uma coisa todas elas coincidem: visam, principalmente, a realização de tarefas de forma mais rápida e eficiente, permitindo um aumento da capacidade individual de trabalho e produtividade.

Como em qualquer outra máquina, os motores agrícolas demandam cuidado – especialmente com relação à sua manutenção e conservação. E estes fatores são decisivos para o melhor rendimento da sua frota.

 

Manutenção corretiva x Manutenção preditiva

Há características fundamentais entre os dois tipos de manutenção – e que vão fazer a diferença no resultado com as suas máquinas agrícolas.

A manutenção corretiva se baseia na troca de componentes ou peças que sofreram algum desgaste ou falhas sérias. Esse tipo de manutenção é a menos desejada por gestores, porque acarreta em muitas desvantagens, como máquinas paradas por muito tempo, alto custo no reparo do problema e a perda da produtividade. Sem contar que esse tipo de manutenção ainda é feito às pressas, de emergência, sem nenhum planejamento.

Já a manutenção preditiva acompanha periodicamente todos os seus equipamentos agrícolas. Com ferramentas de monitoramento e inspeções frequentes, a manutenção preditiva tem o intuito de obter uma estimativa do tempo de vida útil das máquinas e antecipar a necessidade dos serviços de manutenção. Assim, é possível aumentar a disponibilidade da frota, reduzir os custos de manutenção e aumentar a confiabilidade dos equipamentos.

Aproveite para ler o post completo que fizemos por aqui falando sobre as diferenças entre os tipos de manutenção.

 

Economia de até 50% no custo total da produção

Um bom controle das suas máquinas agrícolas com manutenção preditiva pode economizar em até 50% no custo total da produção. Ela consegue prolongar a vida útil do equipamento e promove condições satisfatórias para o pleno funcionamento. Uma das ferramentas mais usadas na manutenção é a análise de óleo, que tem o poder de prever qualquer tipo de avaria que a sua frota pode vir a ter.

 

Estudo de caso: colhedora de cana

Procurar a Oilcheck foi fundamental para que o cliente conseguisse economizar na manutenção do equipamento e evitar problemas mais sérios com a sua colhedora de cana. Foi encontrada uma alta contaminação por diesel com queda na viscosidade do óleo e o o resultado indicou irregularidades no sistema de injeção.

Com o resultado da análise em mãos, o especialista da Oilcheck entrou em contato com o cliente para aprofundar as razões do problema e dar orientações de como resolvê-lo, discutindo as opções de inspeção.

Ao efetuar a inspeção sugerida, o cliente retornou informando que foi identificado um vazamento no retentor da bomba injetora, ocasionando a passagem de diesel para o óleo motor. Após a manutenção, foi feita novamente uma análise de óleo que comprovou a eficácia da intervenção realizada e a importância do monitoramento de fluidos na colhedora de cana.

O custo estimado com a análise foi de R$813,96. Caso ela não ocorresse, o cliente poderia ter gasto R$22.639,98 corrigindo as falhas da colhedora de cana. No nosso e-book, enumeramos todas as vantagens da manutenção preditiva para o agronegócio. Baixe o material gratuitamente aqui.

 

Conclusão

A importância da manutenção preditiva em máquinas agrícolas está mais do que comprovada. Não perca tempo e faça já uma cotação para a sua frota preenchendo esse formulário. Aproveite para saber mais sobre a evolução dos motores agrícolas ao longo dos tempos no último post do blog.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS