Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

Qual é a anormalidade mais frequente apresentada no Óleo Diesel?

 05 de outubro

As anormalidades no óleo diesel são geradoras de dúvidas frequentes, o que levou o Grupo Oilcheck a efetuar um estudo estatístico para responder a essa pergunta. Analisando em seu banco de dados um lote de 3.200 amostras de óleo diesel, 2.725 apresentaram algum tipo de anormalidade.

untitled-1

E, conforme demonstrado no gráfico, o maior índice de anormalidade encontrada no óleo diesel é o “alto nível de contaminação por partículas”. Isso acontece porque, na maioria dos casos, o óleo diesel que chega ao consumidor final não mantém o mesmo nível de limpeza que apresentava ao sair da refinaria, por causa do seu processo de transporte, propício à contaminação.

Ao longo desse percurso, ocorre o que se chama de “tombos” (diversos carregamentos e descarregamentos) no transporte, tornando o óleo diesel vulnerável à contaminação, o que se constata como um dos principais vilões causadores de falhas prematuras no sistema de injeção de combustível dos motores.

A Agencia Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP) não normatiza o nível aceitável para a contaminação por partículas, apenas a qualidade e a estrutura de refino. Em função disso, a responsabilidade de efetuar o processo de descontaminação do combustível fica a cargo do consumidor final.

Visando à eficiência da prática de descontaminação, é imprescindível a utilização de ferramentas adequadas e um controle rigoroso do processo por meio de análise laboratorial. Para tal, o Grupo Oilcheck, como fornecedor de soluções para manutenção preditiva, disponibiliza excelentes ferramentas de microfiltragem para combustível com elementos filtrantes, capazes de reter partículas de até 02 micra, assegurando o nível de limpeza adequado para a utilização e a segurança de um combustível limpo.

 

Para maiores informações, contate a equipe comercial do Grupo Oilcheck.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS