Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

A possibilidade de monitorar os equipamentos a milhares de quilômetros de distância

 19 de janeiro

Os equipamentos evoluíram bastante. Dessa forma, requerem cuidados muito maiores, já que não só oferecem muito mais, como também necessitam do nosso olhar mais apurado. Sistemas com folgas cada vez menores, motores que exigem diesel de melhor qualidade são apenas algumas das situações encontradas.

Por vezes, extensas áreas e a distância entre um parque de máquinas e outro, como, por exemplo, fazendas, faz com que a manutenção sofra para conseguir trabalhar preventivamente. O foco é o gado, o cultivo, mas as máquinas que o cercam e o apoiam fazem toda a diferença naquilo que se cria e entrega, visto que estão diretamente relacionadas aos resultados. Os homens, os animais e as máquinas trabalhando lado a lado.

Muitos profissionais de outros polos de manutenção, como construção e mineração, juntaram-se aos homens do campo e hoje se encontram em grandes fazendas, onde o número de equipamentos surpreende tanto quanto o seu tamanho. Não são raros os casos de grupos de fazendas, com hectares a se perder de vista, cujas unidades distam mais de 200 quilômetros umas das outras. Alguns grupos possuem fazendas e campo por extensão de quase 900 quilômetros. Essa realidade também faz parte da vida do mercado sucroalcooleiro.

Diversidade de frota, diversidade de profissionais, dificuldades de acesso à internet, apoio remoto de fornecedores. Como, então, dedicar-se assertivamente à manutenção? Como enxergar a situação de cada equipamento, mesmo de diferentes fabricantes, em uma única tela, por meio da qual você poderá disparar as ordens de serviço e se comunicar, via sistema, telefone, e-mail ou rádio? Não seria bom perceber que o trator tem um motor prestes a fundir e poder alertar sua equipe a 650 quilômetros de distância para que não funcione o equipamento? Certamente seria excelente.

Hoje quem recebe o telefonema é você, sendo alertado que o trator falhou no campo. Nesse momento, custos de transporte, compra urgente de peça, mão de obra para a manutenção e horas paradas do equipamento se multiplicam e reduzem a rentabilidade do negócio.

Por meio da análise de óleo, você pode monitorar seus equipamentos onde eles estiverem e ter acesso às informações de todos eles, fazenda por fazenda, em tempo real. Dessa forma, mesmo nos locais onde a internet ainda deixa muito a desejar, você pode obter as informações via análise e controlar esses resultados por uma central em que tenha melhor recurso e a partir dela disparar as ordens de serviço e orientações.

Sim, sabemos das suas dificuldades. Sabemos que você tem equipamentos de várias marcas e conhecemos um local por meio do qual é possível monitorar todos eles juntos. Não nos esquecemos da distância, mas agentes logísticos hoje transportam amostras de qualquer lugar do Brasil, com prazo máximo de sete dias, até as grandes capitais.

A informação nunca esteve tão perto, mesmo para quem se encontra do outro lado deste imenso país.

 

Escrito por: Samuel  Herrera- Especialista Oilcheck.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS