Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Novos status do sistema 360

 12 de julho

Neste ano, a Oilcheck foi adquirida pela ALS Global, empresa australiana que tem como um de seus segmentos de atuação a Tribologia. Com essa aquisição, a ALS conquista a posição de maior laboratório de análise de óleo do mundo. Ela detém a maior base de dados do mercado e a equipe de profissionais mais especializada do segmento.

Uma das mudanças com a nova fase da empresa é referente ao sistema 360, que traz diversas ferramentas que facilitam o gerenciamento de ativos. O sistema, responsável por gerar resultados de análise em tempo real e de forma dinâmica, agora conta com um novo status da amostra de óleo.

 

Antes, o status era definido como “crítico”, “monitorar” ou “normal”. Com a mudança, os atuais status são:

Status Normal: Amostras normais nas quais não é necessário realizar nenhum tipo de ação. Apesar de o resultado se apresentar normal, é importante manter a frequência de coleta, visto que uma alteração de status pode ocorrer a qualquer momento.

Status Atenção: Amostras nas quais algum dado é faltante ou inconsistente (amostra sem informação de horímetro, amostra sem informação de óleo, amostra discrepante, dentre outras). Não requer, neste caso, uma ação no equipamento, mas sim uma verificação dos dados informados e do procedimento de identificação da amostra.

Status Anormal: Amostras nas quais é necessária a realização de alguma intervenção/inspeção, mas o tempo de ação não é urgente. É importante destacar que esta ação ou inspeção pode ser realizada na próxima parada programada.

Status Crítico: Amostras nas quais é necessária a realização de alguma intervenção/inspeção, com certa urgência. Neste caso, a recomendação é de parada imediata do equipamento para tomada de iniciativa, já que a consequência de prolongamento do resultado pode ser um agravamento do desgaste ou até mesmo a falha do compartimento.

Importante: Não se limite a fazer somente as inspeções ou as ações sugeridas pelo nosso interpretador. Lembre-se de que você é quem melhor conhece o seu equipamento e sabe bem onde pode ser a fonte do problema. Por essa razão, sempre vá além nas inspeções.

 

Por que você deve investir na manutenção preditiva

Com a manutenção preditiva, é possível fazer o acompanhamento periódico das máquinas, com base na análise de dados coletados por meio de monitoramentos ou inspeções em campo. O principal objetivo da manutenção preditiva é a verificação pontual dos equipamentos a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar gastos maiores com procedimentos corretivos.

Essa manutenção prediz o tempo de vida útil dos componentes e as condições para que esse tempo seja mais bem aproveitado pelo usuário. A manutenção preditiva tem como objetivos aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção, impedir o aumento de danos, eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção e reduzir o trabalho de emergência não planejado.

 

Análise de óleo

A coleta de óleo é o processo mais importante do programa Análise de Fluidos. Isso porque uma coleta mal feita certamente vai comprometer o resultado final do equipamento. Por isso, é importante seguir o procedimento de coleta de acordo com as instruções.

A análise de óleo começa pela coleta realizada pelo próprio usuário (neste post, falamos sobre o passo a passo da coleta). O kit de coleta de óleo da ALS | Oilcheck foi desenvolvido para facilitar tal procedimento. As ferramentas do kit ficam dentro da embalagem, a fim de que você possa levar para o campo sem correr o risco de contaminação.

A coleta de óleo é um procedimento simples e acessível. Assim como o processo de análise de óleo e as demais técnicas de manutenção preditiva, tal coleta gera redução de custos e garante mais confiabilidade e disponibilidade do maquinário, sem prejuízos ao processo produtivo e sem perdas em componentes ou paradas de máquinas.

 

Saiba como analisar o relatório da análise de óleo neste post.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS