Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Manutenção preditiva e sustentabilidade

 06 de março

A manutenção de equipamentos é um processo que envolve diversos conceitos, técnicas e responsabilidades. Além dos resultados econômicos, que tendem a ser a maior preocupação dos gestores para um bom futuro de seu negócio, é preciso pensar nas demais dimensões do desenvolvimento sustentável: a ambiental e a social.

O mercado atual vive um estado perspectivo de condicionamentos de empresas sustentáveis, o que se reflete diretamente na aplicação de uma manutenção sustentável. Discutiremos neste post o que é o conceito de sustentabilidade e sua relação com as práticas e os processos da manutenção preditiva para a redução de custos e o sucesso do seu negócio.

 

Sustentabilidade: o que é?

O conceito de sustentabilidade pode ser entendido como a capacidade do ser humano em interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. A sustentabilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles não se esgotem ou se desgastem no futuro.

Apesar de ser algo complexo, uma vez que atende a um conjunto de variáveis interdependentes, é possível dizer que a sustentabilidade deve ter a capacidade de integrar-se com as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais, das quais falaremos mais a seguir.

Quando discorremos sobre as questões sociais, referimo-nos ao capital humano das organizações, à comunidade e à sociedade como um todo. Essencial para a realização de qualquer tipo de trabalho, o capital humano deve ser respeitado e receber investimentos em diversos aspectos, como segurança, bem-estar e saúde. Por isso, é importante verificar como e o quanto sua atividade econômica pode afetar as comunidades ao seu redor. Sem respeito ao ser humano, não há respeito à natureza.

As questões energéticas consistem, principalmente, na busca por energias renováveis, limpas e de alta eficácia, incentivando o consumo consciente e o investimento em novas tecnologias.

Quanto às questões econômicas, geralmente atreladas ao crescimento da produtividade, é possível dizer que há fortes tendências do mercado global por produtos e soluções de alto valor agregado com o menor custo possível e com tolerância de defeitos cada vez mais reduzida. Todavia, a busca do lucro não pode chegar ao ponto de trazer a devastação ou o esgotamento dos recursos naturais, de forma que é preciso desenvolver intensamente alternativas viáveis.

Por fim, nas questões ambientais tratamos dos recursos naturais utilizados nas atividades econômicas. Dentro desse aspecto, é fundamental promover ambientes mais seguros e limpos nas fábricas, com controle de emissão de poluentes e desejos, bem como uma filosofia institucional em prol do consumo consciente desses recursos. A degradação do meio ambiente leva à abreviação do tempo de vida humana, além de tornar insustentável o desenvolvimento da própria economia.

 

Sustentabilidade e manutenção preditiva

A aplicação de uma manutenção adequada e inspeções regulares em suas máquinas e equipamentos se convertem em mais produtividade e disponibilidade da frota, com um consumo de energia dentro dos padrões de normalidade, o que também contribui para a produção de produtos de qualidade a custos adequados. Dessa forma, é possível dizer que um programa efetivo de manutenção preventiva traz os benefícios de sustentabilidade ligados às questões econômicas, sociais e energéticas.

A busca contínua por melhorias dos processos e procedimentos por meio dos vários programas de gestão é de expressiva contribuição para a redução dos custos de manutenção e o aumento da disponibilidade e confiabilidade de máquinas e equipamentos. O investimento em novas tecnologias e inovações também atua no aperfeiçoamento dos sistemas em geral, tendo como resultados a diminuição das perdas, a queda no consumo de sobressalentes, o aumento da produtividade e maior alcance de produtos e serviços.

Outro importante aspecto relacionado à sustentabilidade e à manutenção preditiva é a gestão predial. A manutenção tem papel fundamental nas questões de gestão de recursos, sendo necessário evitar a contaminação do ambiente por conta de vazamentos de efluentes, que devem ser tratados para posterior descarte. Também é necessário se atentar aos vazamentos de ar comprimido e de água, que, além de gerar desperdícios, podem elevar o consumo de energia. A correta gestão predial proporciona benefícios da sustentabilidade ligados às questões ambientais, sobretudo atuando em prol das questões econômicas, sociais e energéticas.

Por fim, outro importante aspecto da manutenção para a sustentabilidade está na busca por melhores práticas de manutenção e produção. Isso se dá no comprometimento da equipe em ações de questão ambiental, principalmente, tais como: uso consciente dos recursos e descarte adequado dos rejeitos, por exemplo. Disseminar esse tipo de prática e conhecimento entre seus colegas de equipe pode ser enriquecedor para o desenvolvimento das atividades de seu negócio.

Com a aplicação da manutenção preditiva de forma sustentavelmente responsável, conquista-se mais qualidade no produto com redução de custos em sua cadeia produtiva, o que também garante mais acessibilidade para o consumidor em geral. Por isso, a busca por melhorias contínuas, por melhores práticas de manutenção e uma boa gestão trazem benefícios ligados a todas as questões relativas ao desenvolvimento sustentável.

 

Conclusão

Procuramos evidenciar nesta postagem que a manutenção preditiva não trata apenas de um elemento de custo para as empresas, tendo se tornado uma função geradora de vantagem competitiva. Ligada diretamente às necessidades de adequação a vários sistemas em busca de diferencial competitivo, como a sustentabilidade, sua aplicação nas práticas e nos processos da manutenção preditiva pode fazer a diferença para o futuro de seus negócios.

 

Aplique os conceitos da sustentabilidade na manutenção dos seus equipamentos com a Oilcheck.

 

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS