Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Estratégia de gestão de ativos vista como um jogo de xadrez

 09 de março

O xadrez é um jogo desafiador que testa a habilidade de um jogador de pensar metódica e estrategicamente para vencer um oponente. Envolve conhecimentos específicos e habilidades, juntamente com uma estratégia. Os engenheiros provavelmente poderiam dizer com confiança que todos os atributos usados para ganhar um jogo de xadrez são aplicáveis ao seu trabalho. Eles são especialmente prevalentes na manutenção de equipamentos. Os atributos de xadrez podem ajudá-los a implementar estratégias eficazes de gerenciamento de ativos e auxiliá-los a ganhar o jogo contra seus concorrentes.

Ao programar o gerenciamento de ativos em uma organização, nem sempre o gestor se preocupara com as ferramentas e os sistemas disponíveis. No mundo de hoje, as organizações reconheceram que é essencial usar outras dimensões para ajudar na implementação. Este artigo explica essas dimensões “fora da caixa”, mencionadas no PAS55 Standards for Asset Management, e compara tais atributos às estratégias de xadrez.

Em um jogo de xadrez, os jogadores precisam avaliar a posição de todas as peças e planejar ações imediatas e futuras a fim de alcançar o objetivo estratégico, qual seja: manter a segurança do rei. O rei é considerado o recurso mais importante no tabuleiro de xadrez e deve ser defendido e protegido. Para isso, os jogadores levam em consideração diferentes fatores, como o valor de outros ativos e a posição de todas as peças no tabuleiro, para estabelecer uma estratégia que os direcione ao objetivo principal. Esse tipo de planejamento requer uma abordagem disciplinada com o intuito de minimizar a perda de peças e defender o rei, mantendo-o vivo.

Da mesma forma, com base no PAS55, a realização efetiva do gerenciamento de ativos requer uma abordagem disciplinada para permitir que uma organização maximize o valor e entregue objetivos estratégicos por meio desse gerenciamento.

No xadrez, jogadores estratégicos estabelecem todos os movimentos, do primeiro ao último. Sempre que movem uma peça, eles muitas vezes já têm em mente muitos movimentos à frente e contam com diversos movimentos em potencial. Da mesma forma, na gestão de ativos, é necessário considerar todo o ciclo de vida dos ativos. Isso inclui a seleção de ativos apropriados durante a fase de projeto, operações e manutenção eficientes desses ativos e a adoção de um programa ótimo de renovação e desmantelamento. Uma estratégia eficaz de gerenciamento de ativos proporcionará muitos benefícios associados a vários princípios e atributos-chave durante todo o ciclo de vida dos ativos.

 

Holística: No xadrez, uma abordagem holística envolve o uso de todas as 16 peças com seus respectivos movimentos ao longo do tabuleiro. Da mesma forma, na gestão de ativos, a estratégia deve ser multidisciplinar (todas as peças) e se concentrar em todos os diferentes pontos de vista e opções (todos os possíveis “movimentos”), a fim de ganhar. Se você jogar apenas com os peões, ou, neste caso, com algumas partes interessadas em sua organização, é improvável que você vença. Usando todas as suas peças em uma organização alinhada, você aumenta suas chances de atingir seu objetivo. Ao alinhar e usar todos os departamentos com uma finalidade, você é capaz de explorar cada movimento e decidir a sua melhor estratégia.

 

Sistemático: Para sair vitorioso em um jogo de xadrez, uma maneira rigorosa, racional, metódica e estruturada de jogar é posta em prática. Em uma estratégia de gerenciamento de ativos, o uso de uma abordagem sistemática permite que você promova ações e decisões consistentes, repetíveis e auditáveis. Contrariamente, uma abordagem sem um plano sistemático promove decisões caóticas, como em um tabuleiro de xadrez, resultando na perda do jogo. Antes do início do jogo, é preciso haver um plano organizado para garantir a padronização de cada movimento feito durante o ciclo de vida do jogo. Como no xadrez, é necessário que a gestão de ativos seja implementada e gerenciada de forma organizada, planejada e consistente.

 

Sistêmico: Todas as peças do xadrez devem ser colocadas no jogo. Na gestão de ativos, as peças são todos os seus ativos, que devem ser considerados e gerenciados globalmente. Considere todos os elementos que adicionam ou reduzem valor para evitar estratégias confusas ou ambíguas que podem afetar o alcance de seus principais objetivos. Da mesma forma que um jogo de xadrez não pode ser conquistado usando-se apenas bispos ou cavaleiros, as organizações não devem lançar mão apenas de ativos individuais, nem isolá-los e gerenciá-los separadamente. Considere todos os ativos, incluindo seu desempenho e risco (ou seja, custo) de perdê-los.

 

Baseado no risco: No tabuleiro de xadrez da gestão de ativos, todos os riscos têm de ser avaliados. As decisões, as ações e os planos devem basear-se nessa abordagem relativa ao risco. As peças não podem ser movidas, e as ações não podem ser executadas se a probabilidade de um resultado esperado for desconhecida. Uma vez identificados os riscos, recursos, custos, efeitos e ações devem ser considerados e priorizados para pôr em execução as medidas de controle necessárias. E tudo isso deve ser feito antes da escolha do próximo movimento. Um bom jogador de xadrez de gerenciamento de ativos é caracterizado como uma pessoa proativa, que está olhando sempre três ou cinco movimentos adiante. Pensar dessa maneira pode evitar custos adicionais para a saúde, a segurança e o meio ambiente.

 

Ótimo: Além de considerar os riscos tanto no xadrez quanto na gestão de ativos, todas as decisões e jogadas devem garantir o menor impacto nas outras peças do tabuleiro para que possam continuar a batalha e sobreviver a desafios de curto e longo prazos. Os planos de gestão de ativos devem incluir métodos claros para obter os melhores resultados dos ativos. Para fazer isso, é necessário examinar todos os fatores, tais como custo, risco, desempenho, durabilidade, disponibilidade e tempo de reação. Esses fatores precisam ser comparados, analisados e equilibrados para que se garanta resultados ótimos.

 

Sustentável: Os bons jogadores de xadrez e de gerenciamento de ativos não alcançam o sucesso fazendo movimentos aleatórios. Pensar antes de cada movimento e manter uma estratégia pode garantir-lhes a vitória no longo prazo. Cada movimento no tabuleiro afetará todo o ciclo de vida de um jogo de xadrez. Na gestão de ativos, você deve considerar todas as consequências em longo prazo das atividades de curto prazo. No xadrez, quando fazem um movimento, os bons jogadores geralmente têm uma visão em longo prazo. No entanto, quando o adversário contra-ataca, o jogador que inicia o movimento deve estar preparado para manter ou modificar a estratégia. Na gestão de ativos, tomar a primeira ação ou decisão terá consequências em um tempo futuro. Devem ser mantidas provisões adequadas para as necessidades ou as mudanças que estão por vir. Essas incluem frequentemente fatores ambientais e financeiros.


Integrado:
Por definição, integração é a combinação de duas ou mais coisas para criar algo novo. No que concerne à gestão de ativos, isso significa que todas as peças devem ser combinadas e alinhadas. É o mesmo no jogo de xadrez. É muito importante reconhecer a interdependência entre as peças nesse tipo de jogo. No gerenciamento de ativos, por sua vez, a integração de recursos individuais aumenta a possibilidade do sucesso. Ganhar o jogo requer uma combinação de atributos individuais coordenados para oferecer uma abordagem baseada em equipes. No xadrez, um jogador não pode vencer usando apenas cavaleiros e peões. Isso se compararia ao uso apenas de supervisores ou pessoal de recursos humanos em uma organização. Visando ganhar o jogo ou ser bem-sucedido em uma implementação, o jogador deve usar todos os atributos na totalidade das peças. Muitas vezes, algumas peças podem ser “sacrificadas”.

 

Semelhantemente a uma estratégia eficaz de gerenciamento de ativos, um habilidoso jogador de xadrez usa uma abordagem holística para integrar todos os atributos diferentes durante o ciclo de vida do jogo. No xadrez, após a abertura, o jogador começa a desdobrar o plano ou a estratégia para atingir o objetivo específico de sair vitorioso. Muitos jogadores vão renunciar mesmo antes do final do jogo. Essa renúncia ocorre quando a estratégia e a implementação não são efetivas ou não foram adaptadas às circunstâncias do jogo.

A mesma situação pode acontecer durante um programa de gerenciamento de ativos. A falta de consideração de princípios-chave pode criar barreiras que tornam a execução da gestão de ativos mais difícil ou até mesmo impossível. Além de não considerar os princípios-chave delineados no conjunto de normas PAS55, há outros fatores que podem promover o fracasso de uma estratégia de gerenciamento de ativos. Tais riscos incluem: não saber que bens você tem e sua capacidade (falta do conhecimento sobre a potencialidade de suas partes de xadrez); falta ou excesso de manutenção (sob/sobre o uso de peças de xadrez); emprego de operações impróprias (ignorância de regras de jogo); e subestimar sua capacidade de ativos (subvalorização do poder de suas peças de xadrez).

Ao considerar uma estratégia de gerenciamento de ativos, lembre-se do jogo de xadrez. Preparação, juntamente com integração holística, pode ajudá-lo a produzir um resultado bem-sucedido e a “manter o seu rei vivo”.

 

Fonte: reliabilityweb.com

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS