Tenha do seu lado a primeira ferramenta de alerta. Saiba evitar tempo de máquina parada e custo de manutenção!
A análise de óleo e uma ferramenta de manutenção preditiva que permite realizar análises precisas no lubrificante em laboratório, em um tempo hábil para que as informações possam ser úteis à equipe de manutenção.
O objetivo de um programa eficaz de análise de óleo é reduzir os custos de manutenção, aumentar a confiabilidade e a disponibilidade de sua frota, contribuindo com a produção máxima de seu equipamento e otimizando os custos.
Para que se atinjam os resultados desejados, porém, é necessário que o programa seja levado a sério e que toda equipe de manutenção esteja empenhada em seu sucesso. É necessário treinamento e capacitação da equipe, uma vez que os bons resultados surgem de bons profissionais empenhados e habilitados para que isso ocorra.
Se sua equipe estiver focada no projeto juntamente ao laboratório, os resultados serão bem satisfatórios e você perceberá grande redução nos seus custos de operação.
Tangibilizando os resultados
Com base nos resultados, podemos antecipar eventuais defeitos ou falhas nas máquinas e nos equipamentos e sugerir ações de inspeção, buscando sempre estar um passo à frente do problema. A análise procura identificar o desgaste das peças móveis dos equipamentos, visando ampliar a vida útil dos componentes, reduzir os custos de material de reposição e de mão de obra nas intervenções não programadas e evitar trocas de óleo desnecessárias.
Com esse cenário, garantimos maior confiabilidade e disponibilidade das máquinas e dos equipamentos para a produção e evitamos paradas inesperadas, favorecendo uma condição segura e rentável para a operação de planta.
A análise de óleo também orienta sobre o tipo de lubrificante utilizado e se ele atende às necessidades de operação e de trabalho das máquinas. Além disso, verificamos se o óleo ainda apresenta suas condições de trabalho, determinando o momento adequado para a realização da troca e observando seu grau de degradação ou de contaminação.
A análise de óleo ajuda a detectar os primeiros sintomas de desgaste de um determinado componente e a entender as particularidades do desgaste geradas pelo atrito entre as peças metálicas.
Muitas organizações em todo o mundo têm implementado análise de óleo para ajudar a gerenciar os ativos e obter maior aproveitamento de sua frota e de sua equipe de manutenção.
O monitoramento dos equipamentos desprende tempo e cuidados; no entanto, os resultados são muito significativos, já que antecipamos surpresas desagradáveis que ocasionarão altos gastos com manutenção, baixa produção e às vezes danos catastróficos.
Conclusão
Trabalhando em conjunto com um laboratório confiável, entendendo o que os resultados da análise de óleo trarão para o seu dia a dia e atuando proativamente em seu equipamento, é possível atingir a excelência do programa com resultados acima do esperado, mantendo o custo de sua manutenção no menor nível possível e a produtividade em alta.