Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

Equipamento moderno precisa de análise de óleo?

 19 de outubro

As máquinas modernas apresentam desempenho melhor quando comparadas a equipamentos antigos, aperfeiçoando a qualidade do maquinário e agilizando processos produtivos. Ainda assim, diferentemente do que se pode pensar, essas máquinas também necessitam de manutenção, já que são mais sensíveis à contaminação e possuem componentes mais delicados.

Hoje, você vai conhecer mais sobre a importância da manutenção preditiva em equipamentos modernos.

Manutenção preditiva de máquinas modernas

A manutenção é uma importante aliada das empresas. Com ela, é possível obter menores custos de operação, uma vez que os equipamentos funcionam melhor quando passam por manutenção regular. Além disso, esses processos garantem mais segurança e confiabilidade em relação às máquinas e prolongam a sua vida útil.

Um dos processos mais comuns é o da manutenção preditiva, que trabalha com a programação de intervenção em máquinas, tendo como referência os indicadores apresentados pelos próprios equipamentos.

Com base nas informações levantadas em monitoramentos e inspeções periódicas, a manutenção antecipa a correção de falhas ou avarias em um equipamento tecnológico. As ações de manutenção preditiva demandam menos recursos e ajudam a prevenir procedimentos de manutenção corretiva, que tendem a comprometer a cadeia produtiva com eventuais paradas operacionais.

A manutenção preditiva tem como objetivo diminuir a probabilidade de ocorrências que possam prejudicar as máquinas. Neste sentido, uma de suas ferramentas mais importantes é a análise de óleo, que permite fazer avaliações laboratoriais dos lubrificantes utilizados nos equipamentos. Como as máquinas modernas possuem componentes mais delicados e requerem menos folga entre as peças móveis, a análise de óleo se apresenta como uma ferramenta ainda mais importante no processo.

A análise de óleo auxilia na detecção de contaminação por água ou combustível, além de identificar a presença de partículas em suspensão, provenientes do desgaste natural dos componentes do equipamento tecnológico. Esse monitoramento pode orientar ações pontuais de manutenção antecipada, prevenindo falhas futuras.

Com a análise de óleo, é possível ter acesso a dados que indicam ações preditivas, realizadas a custo menores quando comparados aos procedimentos de manutenção corretiva. Se a análise detectar contaminantes presentes nos lubrificantes das máquinas, por exemplo, é viável orientar ações para resolver esse problema em sua origem.

Só é admissível antecipar os riscos de desgaste e contaminação por outros elementos de posse dos indicadores da análise de óleo. Valendo-se da análise, antecipa-se os riscos de futuras falhas mais graves nos equipamentos.

Conclusão

Os avanços tecnológicos têm possibilitado o surgimento de equipamentos cada vez mais avançados. A manutenção preditiva é uma importante ferramenta para que tais máquinas apresentem funcionamento adequado e sem ocorrência de problemas e avarias.

A análise de óleo é essencial em processos de manutenção preditiva. Uma vez que as máquinas modernas requerem menos folga entre os componentes móveis, o monitoramento obtido pela análise ajuda a identificar o desgaste entre as peças antecipadamente.

Por meio de procedimentos como o da análise de óleo, as empresas podem melhorar a qualidade do processo produtivo, minimizar custos com paralisações e reparos e garantir mais segurança a seus colaboradores.

Fale com um especialista da Oilcheck e descubra qual a manutenção ideal para o seu equipamento.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS