Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Como o lubrificante protege um motor diesel

 26 de junho

Motores diesel para aplicações off-road (máquinas agrícolas, de construção e florestal) trabalham em um regime de operação mais severo que motores diesel on-road (caminhões, ônibus, pick-ups). Isso porque os motores off-road trabalham para obter potência máxima com menor rotação e torque elevado, e mesmo assim garantindo uma vida útil satisfatória. Devido a baixa velocidade desenvolvida, estas máquinas estão sujeitas a uma menor entrada de ar. Reduzindo a capacidade de refrigeração do motor e além disso, trabalham continuamente em ambientes de extrema contaminação por poeira que é um elemento extremamente abrasivo para o motor. Então, como o óleo de motor o protege mesmo nestas condições?

Como o lubrificante protege um motor diesel

A função primária do óleo de motor é reduzir o atrito entre as partes móveis, aumentando assim sua vida útil. Para isto, o óleo de motor deve possuir uma aditivação Antidesgaste adequada e boa resistência ao cisalhamento para garantir a viscosidade correta do óleo, mesmo por longos períodos de uso.

Como o lubrificante protege um motor diesel

 

Outra função importante do óleo é manter o motor limpo. Evitando o acúmulo de fuligem no pistão e anéis que causaria desgaste entre os anéis e cilindro levando a um aumento do consumo de óleo. Para que o óleo mantenha o motor limpo ele possui em sua formulação dois aditivos: Detergente e Dispersante. O primeiro impede que os depósitos de carbono proveniente da queima do combustível fiquem aderidos nas partes internas do motor. E o dispersante mantém a sujeira dispersa no óleo para que esta seja removida pelo filtro de óleo. Daí concluímos o quão importante é utilizar o filtro de óleo original e sempre substituí-lo à cada troca de óleo.

Como o lubrificante protege um motor diesel mesmo em condições severas

O lubrificante também deve proteger o motor do ataque ácido causado pelo enxofre contido no diesel (S10 = 10ppm de enxofre, S500 = 500ppm de enxofre). Estes gases ácidos atacam as partes internas do motor, principalmente os mancais causando corrosão. Para proteger o motor desta corrosão, o óleo contém uma reserva alcalina, conhecida como TBN (Total Base Number) que tem a função de neutralizar esta acidez. Um óleo novo possui um valor de TBN elevado, e com o uso do lubrificante, o TBN tende a reduzir gradativamente.

Por fim, apesar da classificação de desempenho para lubrificantes de motores off-road e on-road serem as mesmas. É importante garantir que o lubrificante utilizado nos motores de máquinas agrícolas, de construção ou florestal tenham sido submetidas à testes específicos que simule as condições mais severas às quais estes motores estão sujeitas. A maioria dos lubrificantes para motor diesel não são submetidos a estes testes, então a escolha do lubrificante correto é fundamental para prolongar a vida útil do motor, e garantir o desempenho e disponibilidade desejados. Certifique que esteja utilizado um óleo de motor adequado à aplicação. E jamais misture óleos de fabricantes diferentes ou adicione outros aditivos sem o consentimento do fabricante.

Artigo originalmente postado em: https://www.linkedin.com/pulse/voc%C3%AA-sabe-como-o-lubrificante-proteje-um-motor-diesel-sandro-cattozzi?trk=portfolio_article-card_title

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS