Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

Como fazer manutenção de forwarder

 07 de julho

Uma das máquinas mais utilizadas na exploração florestal é o forwarder. Considerado o principal equipamento para a extração da madeira no sistema de toras curtas, o forwarder é um trator florestal transportador. Tal máquina é utilizada na extração da madeira no interior do talhão para as margens das estradas, onde as toras são empilhadas e ficam prontas para ser transportadas.

O forwarder faz parte do rol de máquinas que, nas últimas décadas, consolidou o intenso processo de mecanização da colheita ambiental. Esse processo fez com que o trabalho ficasse mais rápido e produtivo, tornando indispensável a utilização desses equipamentos. Hoje em dia, toda grande empresa do ramo conta com máquinas altamente sofisticadas e das mais variadas proporções.

No entanto, ter o equipamento necessário e de boa qualidade não é barato. Por isso, visando manter a produtividade e garantir a disponibilidade do maquinário, é preciso investir nas ferramentas de manutenção.

A manutenção de máquinas florestais

Há três tipos de manutenção de máquinas florestais: manutenção de serviço, manutenção corretiva e manutenção preditiva.

A manutenção de serviço consiste em verificar níveis, lubrificar, abastecer e reapertar, devendo ser realizada diariamente ou a cada turno. Essas atividades devem ser acompanhadas pelos supervisores do campo, e o planejamento precisa constar no programa de trabalho da equipe responsável pela máquina.

Já a manutenção corretiva é acionada quando já há desgastes ou falhas nos equipamentos. Trata-se de um conjunto de técnicas que visam corrigir, restaurar e recuperar a capacidade de produção de uma instalação ou equipamento que tenha sofrido alteração.

Por fim, há os procedimentos da manutenção preditiva, que fazem o acompanhamento periódico das máquinas, baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramentos ou inspeções em campo. O principal objetivo da manutenção preditiva é a verificação pontual dos equipamentos a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar gastos maiores com manutenções corretivas.

Este tipo de manutenção prediz o tempo de vida útil dos componentes e as condições para que esse tempo seja mais bem aproveitado pelo usuário. A manutenção preditiva tem como objetivos eliminar desmontagens desnecessárias para inspeção, impedir o aumento de danos, aumentar o grau de confiança no desempenho de um equipamento ou linha de produção e reduzir o trabalho de emergência não planejado.

Neste post, você pode saber mais sobre os diferentes tipos de manutenção.

Análise de óleo

A análise de óleo é uma das ferramentas mais importantes da manutenção preditiva. Com o diagnóstico realizado com base nesta técnica, a equipe de manutenção pode identificar falhas mais rapidamente e até mesmo antecipar possíveis erros, evitando comprometer o desempenho do serviço ou a qualidade do produto.

As empresas que apostam na análise de óleo só têm a ganhar. Os componentes têm sua vida útil ampliada, o que reduz os gastos com material de reposição, mão de obra em manutenções não programadas e trocas de óleo desnecessárias.

Qual manutenção é a melhor?

A empresa que atua na exploração ambiental precisa estar em dia com os procedimentos de manutenção. Além da manutenção de serviço, que deve ser realizada diariamente, os gestores devem investir em manutenção preditiva, garantindo mais disponibilidade e confiabilidade ao seu maquinário.

Quer saber como você pode reduzir custos com a manutenção preditiva de equipamentos florestais? Falamos sobre esse assunto neste link.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS