Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Manutenção

3 motivos para planejar manutenção preditiva nas locomotivas a diesel

 21 de junho

Os quase 30 mil quilômetros de ferrovias construídas em solo brasileiro possibilitam o transporte diário de diversos tipos de carga. Só em 2014, segundo dados coletados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mais de 3,3 mil locomotivas circularam pelo país, transportando ao todo 475 milhões de toneladas de alimentos e matérias-primas.

As locomotivas a diesel, nesse contexto, têm se destacado por não se utilizarem de caldeiras nem produzirem fumaça no transporte das cargas, diferenciando-se dos demais modelos. Sua movimentação se dá por conta do envio de energia de seu motor a diesel a um gerador elétrico, responsável por transmitir potência para os motores de tração.

Abaixo, listamos três dos motivos para se planejar a manutenção preditiva nas locomotivas a diesel e tornar seu funcionamento mais eficiente. Confira:

Importância do óleo lubrificante

Como todo conjunto de peças mecânicas que sofre atrito quando há o contato, deve haver, nas engrenagens da locomotiva, a passagem de um óleo lubrificante que forma uma película que impede o contato direto. Esse componente, além de evitar o contato direto, reduz a perda de pressão da câmara de combustão, auxilia o arrefecimento do motor, evita a ferrugem e o desgaste corrosivo, e ainda facilita a partida do maquinário em baixas temperaturas.

O óleo lubrificante fica armazenado no cárter, passa por um sistema de filtros (e por um resfriador de óleo) até chegar à bomba principal de óleo lubrificante, que fornece lubrificação pressurizada aos mancais principais do motor, removendo o calor gerado pelo atrito e pela combustão. A bomba de óleo é acionada por uma das engrenagens na extremidade livre do motor a diesel e, assim como a bomba d’água, assemelha-se muito a uma bomba tradicional de equipamentos estáticos.

Entenda como funciona a análise em óleos lubrificantes.

Estimativas de custo

A análise do custo do ciclo de vida, também conhecida como análise de LCC (Life Cycle Cost), é o custo total de possuir uma máquina ou um equipamento, incluindo seus custos de aquisição, operação, manutenção e/ou descarte. Ou seja, essa análise representa a soma das estimativas de custo desde o seu desenvolvimento até o descarte, servindo tanto para equipamentos como para projetos determinados por um estudo analítico de estimativas do custo total.

Dessa maneira, o objetivo de uma análise de LCC é escolher a alternativa mais barata após uma comparação com diversas outras de forma a alcançar o menor custo total durante a vida do maquinário. Assim, ao realizar um estudo de LCC, é imprescindível levar em conta o valor líquido dos custos, considerando a depreciação, os impostos e o valor presente.

Conheça mais sobre a nova era da manutenção preditiva.

Motores e peças caras

O motor a diesel de uma locomotiva é considerado seu dispositivo mais importante, uma vez que é o elemento principal do sistema gerador de energia que a locomotiva usa para tracionar e, por conta disso, o que mais recebe os impactos da operação. Seu custo pode chegar a meio milhão de reais.

Já as peças sobressalentes, apesar de não custarem tanto quanto os motores, também são vendidas na ordem dos milhares de reais. E, como a maioria delas tem um tamanho expressivo, trocas de peças costumam ser demoradas. As deteriorações mais graves como as que exigem a retirada do motor da locomotiva, por exemplo, demoram de 5 a 45 dias para serem reparadas.

Esses fatores só comprovam a importância de uma análise de LCC para a escolha do produto e, posteriormente, a realização da análise de óleo por profissionais capacitados visando à máxima eficiência do produto. Confira aqui 4 motivos para adotar a análise de óleo em equipamentos ferroviários.

Conclusão

Tanto a manutenção preditiva quanto a análise de óleo nas locomotivas a diesel são de suma importância para se evitar imprevistos. Dessa forma, escolher profissionais capacitados e que saibam prestar esses serviços é fundamental para se obter a máxima eficiência de seus equipamentos.

Não perca tempo! Faça já uma cotação para locomotivas a diesel!

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS