Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

Saiba como a manutenção preditiva em veículos pode ajudar você

 30 de outubro

Todos nós sabemos que um carro não é um investimento de baixo custo. Para manter um veículo em boas condições de funcionamento e ainda estender sua vida útil, alguns cuidados devem ser tomados. Nesse sentido, destaca-se a lubrificação adequada.

O óleo lubrificante é uma das principais substâncias para o bom funcionamento do motor, já que ele atua na redução do atrito entre as peças e, em consequência, prolonga a sua vida útil. Além da redução do atrito, os óleos lubrificantes atuam na limpeza, na proteção contra corrosão, na vedação e refrigeração do motor, como você verá logo a seguir.

Benefícios da análise de óleo

Redução do atrito

O atrito nada mais é do que a resistência de um corpo ou uma substância que se opõe a determinado movimento. Chamada de “força de atrito”, essa resistência está presente em qualquer tipo de superfície em contato com outra em movimento.

Por ação do atrito, duas superfícies sólidas em movimento, uma contra a outra, sofrerão desgaste. Uma forma de reduzir tal desgaste é utilizando a lubrificação adequada.

A redução do atrito é a função primária dos óleos lubrificantes, que formam uma fina película entre duas superfícies móveis, reduzindo o atrito e suas consequências, que poderiam levar ao desgaste e à quebra dos componentes.

Limpeza

Outra função do óleo lubrificante é a de limpar o motor. O óleo retira as possíveis partículas geradas na combustão e as mantém suspensas no óleo, evitando que essas se acumulem e formem uma crosta prejudicial ao funcionamento do motor.

Proteção contra corrosão

A corrosão e o desgaste podem resultar na remoção de metais; por isso, a importância dos aditivos anticorrosivo e antidesgaste no óleo lubrificante.

Vedação

Além de lubrificar e refrigerar, o óleo lubrificante atua como agente de vedação, impedindo, assim, a saída do lubrificante.

Refrigeração

Outra função fundamental do óleo lubrificante é a de refrigerar o equipamento. No motor, o calor é transferido para o óleo através do contato com vários componentes e, então, para o sistema de arrefecimento de óleo.

Manutenção preditiva em veículos

A manutenção preditiva faz o acompanhamento periódico dos veículos, baseando-se na análise de dados coletados por meio de monitoramento ou inspeção em campo. O principal objetivo dessa metodologia é a verificação pontual dos equipamentos, a fim de antecipar eventuais problemas que possam causar gastos maiores com manutenções corretivas.

Um dos procedimentos mais importantes da manutenção preditiva em veículos é a análise de óleo, capaz de apontar anomalias e desgastes tendo por base a presença de  elementos contaminantes. A análise de óleo permite verificar diferentes propriedades do óleo lubrificante, como pureza, adequação, problemas no motor e viscosidade.

A viscosidade ideal do lubrificante é um dos itens mais significativos para determinar o bom funcionamento do veículo. É preciso garantir que a viscosidade cumpra o requerimento da máquina. Para isso, deve-se monitorá-la sempre para que se descubra possíveis falhas e quando a troca de óleo será necessária.

Conclusão

Como você pode ver, a lubrificação possui papel fundamental para o bom funcionamento do motor. Por isso, é necessário estar em dia com a análise de óleo e os demais procedimentos de manutenção preditiva em veículos. Com a manutenção preditiva, é possível antecipar a necessidade de intervenção no motor, reduzindo, assim, a ocorrência de falhas e, consequentemente, prolongando a vida útil do veículo.

Não perca tempo! Comece agora a manutenção preditiva! Clique aqui e faça uma cotação.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS