Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

Razão Beta: Importante na avaliação de filtros para lubrificantes

 23 de abril

Os filtros para óleos lubrificantes podem ser avaliados de variadas formas. Sendo um dos métodos mais comuns o ENSAIO DA RAZÃO BETA. Este ensaio utiliza Contadores de Partículas posicionados online na entrada. E na saída do filtro de óleo lubrificante, medindo a adição contínua de material particulado sólido utilizado como contaminante no reservatório do sistema principal de óleo lubrificante. E o escoamento de óleo lubrificante através do filtro.

Razão Beta: Importante na avaliação de filtros para lubrificantes

A Razão é calculada dividindo-se o número de partículas sólidas maiores que determinada dimensão (mícrons). Na entrada dos filtros para óleos lubrificantes pelo número de partículas sólidas de mesma dimensão em sua saída.

Exemplificando: um filtro para óleo lubrificante com Razão Beta sub 5 mícrons (partículas sólidas com dimensões superiores a 5 mícrons) = 10 significa:

10 partículas sólidas  > 5 mícrons na entrada do filtro
1 partícula sólida >  5 mícrons na saída do filtro

Em resumo: 10 partículas sólidas > 5 mícrons entram no filtro;  1 partícula sólida > 5 mícrons atravessa o filtro

A Razão Beta pode ser utilizada também,  para se calcular a Eficiência de Captura. Que é a avaliação do desempenho médio dos filtros para óleos lubrificantes ao longo de sua vida de serviço e calculada através da seguinte fórmula

Razão Beta: Importante na avaliação de filtros para lubrificantes

Razão Beta: Importante na avaliação de filtros para lubrificantes

% Eficiência de Captura =  (Razão Beta – 1)/Razão Beta  x 100

Ex. Razão Beta sub 5 mícrons = 10

% Eficiência de Captura = (10 – 1)/10 x 100  = 90%

% Eficiência  de  Captura =90% quer dizer que 90% das partículas sólidas > 5 mícrons  são removidas por um filtro para óleo lubrificante com Razão Beta sub 5 mícrons = 10.

Quanto menores as dimensões  médias dos poros (porosidade ou micragem). Da superfície do elemento filtrante e quanto maior a Razão para determinada dimensão de partícula sólida (maior a Eficiência de Captura para aquele filtro de óleo lubrificante) melhor será o Nível Geral de Limpeza do óleo lubrificante.

Razão Beta: Importante na avaliação de filtros para lubrificantes

 

Ponto importante a considerar: a Razão Beta refere-se a uma dimensão particular de    material particulado sólido e os filtros tem  múltiplas Razões Beta sub x (partículas sólidas > x mícrons).

Ex.  haverá uma Razão Beta sub 2 mícrons; Razão Beta sub 5 mícrons; Razão Beta sub 10 mícrons; Razão Beta sub 50 mícrons; Razão Beta sub 100 mícrons e assim por diante.

Artigo originalmente publicado em: http://portallubes.com.br/2017/11/razao-beta/

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS