Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

O que procurar em um laboratório de análise de óleo?

 19 de março

A maioria das plantas industriais que procuram laboratório de análise de óleo, começam sua busca na web. Este é um lugar comum e eficaz para começar o processo de avaliação, que definitivamente não contam toda a história. Lembrando que a maioria dos fornecedores de lubrificantes também podem te auxiliar neste processo, seja utilizado o próprio laboratório de análise de óleo ou indicando laboratórios parceiros.

O que procurar em um laboratório de análise de óleo?

Saber as perguntas certas a se usar após que a pesquisa inicial seja concluída é crucial na descoberta do melhor laboratório de análise de óleo.

Enquanto o cliente potencial mais exigente pode fazer perguntas sobre as capacidades de análises, amostras, processo e protocolo, gestão da qualidade e preços. Há outras perguntas cujas respostas podem significar a diferença a escolha correta ou não. Essas questões são as mais comumente negligenciadas e o pior, são as mais importantes para o sucesso de sua escolha.

Quais são os principais critérios para a escolha do fornecedor de serviço de análise de óleo lubrificante em uso?

Muitos laboratórios de análises de óleo, hoje oferecem um programa à la carte de bens e serviços. Alguns oferecem serviço completo, enquanto outros servem nichos específicos do mercado, cada um com diferentes propostas de valor. Há muitos fatores de diferenciação entre os fornecedores deste serviço. 

O que procurar em um laboratório de análise de óleo?

Você pode se surpreender com o quanto você pode aprender a partir de uma rápida visita em um laboratório de análise de óleo. Será que o seu laboratório sabe seus objetivos de confiabilidade e de lubrificação? Como fornecedores podem  ajudá-lo a ter sucesso se eles não entende de que vocês estão jogando na mesma equipe?

Você deve decidir se quer comprar estritamente o serviço de análise de óleo ou se quer comprar analise de óleo mais o serviço de lubrificação. Se sua intenção é comprar apenas análise de óleo. Você pode estar pagando mais por serviços indesejados, como o serviço de lubrificação e suporte técnico. 

Aqui estão algumas perguntas críticas a fazer ao avaliar um laboratório de análise de óleo, assim você garante um programa de sucesso a longo prazo.

 

1. Tempo de resposta dos resultados?

Ao contrário da crença popular, existem laboratórios de análise de óleo por aí que têm a capacidade de fornecer resultados de alta qualidade e relatórios em 48 horas. Se o laboratório que você está trabalhando não oferece este serviço, pelo menos, certifique-se as expectativas são definidas na frente. Saber exatamente o que você estará recebendo, e quando. Os dias de resposta das analises, inclui fins de semana? E sobre o horário comercial? Ter um feedback sobre sua amostra é muito importante. Deve sempre haver sistemas de notificação em vigor para que você saiba quando suas amostras foram recebidas e quando suas amostras foram finalizadas. Quanto mais cedo você receber seus resultados melhor será a resposta de um plano de ação no equipamento (caso necessário).

 

2. O laboratório possui certificações?

Que tipos de certificações reconhecidas o laboratório possui?

Ele participa de algum programa de proficiência interlaboratorial?

Essas perguntas servem para reafirmar a excelência das análises realizadas é a garantia que os ensaios são realizados por métodos conhecidos nacionalmente e internacional.

 

3. Existe uma linha aberta de comunicação?

É importante saber se você vai ser esquecido caso precise de respostas ou suporte imediatamente. Muitas vezes problemas na máquina surgem inesperadamente e sua busca por ajuda pode levá-lo de volta para o seu relatório de análise de óleo. Existe alguma linha de comunicação disponíveis? É rápida e de fácil acesso? 

 

4. As ferramentas de relatórios estão disponíveis na Web?

Relatórios quando disponíveis na web tornam a gestão e administração de seu programa de análise de óleo muito mais fácil.  

Existe a possibilidade de extrair relatórios estáticos de amostras em alertas, em estado crítico e quais analises estão fora, segundo o limite pré-estabelecido. Com ferramentas baseadas na web, você pode visualizar relatórios, fazer pedido de suprimentos, imprimir etiquetas, monitorar sua atividade de amostragem, os dados de importação, e muitas outras funções. 

 

5. E a composição da equipe do laboratório?

Que tipo de experiência, capacitação e formação tem a equipe do laboratório? Existe um plano de treinamento e reciclagem? Existe integrante com cerificação? 

 

6. O laboratório inclui automaticamente ferrografia analítica?

Ferrografia é uma técnica para analisar as partículas de desgaste presentes nos fluidos que indicam desgaste mecânico. A ferrografia permite ao analista ver o quadro inteiro do equipamento. Pergunte ao laboratório se eles executam a ferrografia e o que cobram para o teste. É importante para determinar se um laboratório oferece ferrografia porque existem alguns casos em que os testes padrões até descobrem problemas. Mas pode não ser capaz de quantificar a extensão da anormalidade. 

 

7. Como são comparados os níveis de alarme?

Ao avaliar as condições da máquina, é essencial não apenas para olhar os dados atuais e passados da máquina, mas também para comparar essa máquina em especial com o “grupo” que é membro. Os grupos podem ser constituídos por tipos de máquinas, fabricantes, modelos e capacidades de depósito, dependendo do nível de informações fornecidas pelo usuário. Quando um cliente tiver conhecimento prévio dos níveis de avaria da máquina. É benéfico para fornecer estes limites rígidos para o laboratório. Eles podem ser utilizados em qualquer nível ou a máquina do cliente para desencadear alarmes apropriados. Se não houver informação suficiente a identificação de uma máquina, mas não há informação histórica para o ponto de amostragem específica. Alarmes podem ser definidos por meio de regressão linear.

Artigo originalmente publicado em: www.linkedin.com/pulse/o-que-procurar-em-um-laborat%C3%B3rio-de-an%C3%A1lise-%C3%B3leo-jean-brito

 

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS