Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo
Manutenção

Manutenção Preventiva versus Manutenção Preditiva

 28 de outubro

Para o sucesso de uma empresa que atua no setor industrial, é preciso estar em dia com a manutenção de equipamentos e máquinas e também com a análise de óleo. Dentre os tipos mais comuns de manutenção, podemos citar a manutenção preventiva e a manutenção preditiva. Os nomes são parecidos, mas o objetivo de cada uma delas é bastante diferente. Quais são as suas peculiaridades? Qual é a mais indicada para a realidade e as particularidades da sua empresa? Neste artigo, responderemos a essas e a outras dúvidas sobre esses dois procedimentos.

Preventiva versus Preditiva: qual a diferença?

Todos os equipamentos industriais possuem Manuais de Instrução que indicam o tempo ideal para trocas de óleo, de bateria, de correias e de diversos outros componentes. A equipe responsável pela manutenção da frota de uma empresa precisa fazer a gestão desses prazos a fim de programar as manutenções preventivas antes que os componentes comecem a apresentar problemas. Dizem que “prevenir é o melhor remédio”. Será mesmo?

A manutenção preventiva é feita com base em duas variáveis bastante questionáveis: – tempo previsto pelo fabricante ou pela equipe de gestão de equipamentos; – prevenção por estado, realizado normalmente quando os equipamentos apresentam algum tipo de desgaste.

Os equipamentos industriais e seus componentes podem apresentar falhas antes do tempo indicado em razão de diversos fatores externos e, muitas vezes, inevitáveis. Ou ainda podem ter vida útil mais longa do que o normal. Por isso, não vale o risco de confiar cegamente nas instruções do fabricante.

Para ser mais assertiva no diagnóstico de máquinas e equipamentos, a empresa precisa investir na manutenção preditiva. Só ela será capaz de identificar as condições reais das máquinas, por meio de dados que informem o status atual de degradação, antes mesmo que apresentem os primeiros sinais de falhas. Graças a esse procedimento, torna-se possível evitar trocas desnecessárias de peças e componentes em bom estado – mesmo apesar do tempo de uso. Imagine o quanto uma empresa investe em trocas e descartes dispensáveis.

E quando o equipamento apresenta falhas antes do tempo previsto para a manutenção preventiva, impactando negativamente no ritmo da produção da empresa? Com a manutenção preditiva, esse contratempo pode ser evitado, não só pelo diagnóstico ágil, mas também por ser possível realizar o procedimento ao mesmo tempo em que as máquinas trabalham.

Conclusão

Manutenção preventiva ou manutenção preditiva? Entre uma e outra, ficamos com a segunda. Só a manutenção preditiva é capaz de antecipar necessidades de intervenção em peças e equipamentos industriais impedir trocas e descartes desnecessários, evitar parada de equipamentos para reparos e aumentar o tempo de disponibilidade dessas máquinas, reduzir custos na planilha da empresa, aumentar o grau de confiança quanto ao desempenho da frota e demais equipamentos, aproveitar ao máximo a vida útil de todos os componentes, dentre outros ganhos.

Ao falar de manutenção preditiva, é importante estar atento a um braço muito importante dentro desse procedimento: a análise de óleo do motor. Trata-se de um estudo detalhado e preciso sobre os óleos lubrificantes utilizados nas máquinas. Como um método de manutenção preditiva, a análise de óleo também consegue apontar para anomalias, como desgaste de fluidos, presença de micropartículas e demais substâncias contaminantes, antes que seja tarde demais. A grande vantagem de ações de manutenção preditiva, como a análise de óleo, é o baixo valor de investimento demandado.

 

Fale com um especialista da Oilcheck e descubra qual a manutenção ideal para o seu equipamento.

Comentários:

Adriano | 04 de dezembro
tudo que se faz para o conhecimento faz bem a saude e a mente

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS