Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

Glossário Oilcheck: fique por dentro dos termos usados na análise de óleo

 08 de julho

Introdução

Para nós da Oilcheck, deixar os clientes sempre bem informados e atualizados sobre tudo o que envolve o universo de análise de óleo e manutenção preditiva é absolutamente fundamental. Afinal, ser comprometida e transparente nas relações é um de nossos principais valores.

Por isso, preparamos um conteúdo especial para auxiliar você a entender mais a fundo a análise de óleo: um Glossário Oilcheck, com uma breve explicação sobre os termos usados nesse universo. Separamos aqui dez, entre inúmeros outros termos, para você já ir se familiarizando. Acreditamos que isso facilite o seu entendimento quando se deparar com nossos conteúdos. Fique por dentro:

 

Glossário da Análise de Óleo

A liga de alumínio: Partículas brancas indicam o desgaste do Componente de alumínio tal como a carcaça fria da turbina.

Contaminantes: Partículas não-metálicas observadas durante Ferrografia analítica que estão sendo introduzidos no reservatório de lubrificante. São partículas abrasivas que ocasionam um aumento de desgaste prematuro.

Desgaste corrosivo: Partículas escuras pequenas identificadas no microscópio durante a análise Ferrografia. Causada por ataque ácido nas superfícies de metálicas, especialmente quando óleo lubrificante está degradado.

Espectros de infravermelho: Um gráfico da energia infravermelha absorvida em várias frequências na região do aditivo do espectro de infravermelho.

Ferrografia analítica: É um poderoso diagnóstico capaz de detectar grandes partículas de desgaste, ou seja, até 100 microns. Nele ocorre uma avaliação qualitativa do desgaste apresentado através de exame microscópico de detritos suspensos numa amostra de óleo usado.

ISO 4406 – 99: Norma utilizada especialmente para análise de sistemas hidráulicos. O código apresenta de três números em escala logarítmica para classificar a limpeza do óleo com base no número de partículas maiores do que 4,6 e 14 microns.

Ligas de aço: Partículas amarelas indicando desgaste de liga de cobre. Podendo indicar desgaste em mancais, buchas e arruelas de encosto.

Liga de cobre: Partículas amarelas indicando desgaste de liga de cobre. Podendo indicar desgaste em mancais, buchas e arruelas de encosto.

Glicol: Uma medição da percentagem aproximada de contaminação de glicol em óleo. O glicol é utilizado comumente no sistema de arrefecimento do motor.

O Flash C: Ponto de inflamação: A temperatura em que o lubrificante vai produzir vapores voláteis suficiente para inflamar quando exposto ao teste de chama. (ASTM D-92).

 

Confira o restante do e-book

A Oilcheck está sempre preocupada em deixar você atualizado sobre o universo da manutenção preditiva e da análise de óleo. Pensando nisso, separamos em nosso site muito mais termos importantes no glossário que disponibilizamos, para você estar sempre antenado. Clique aqui e fique por dentro.

 

Conclusão

O Glossário Oilcheck é mais um serviço oferecido pela Oilcheck. Para nós, informar e atualizar os clientes é de vital importância. Não por acaso, a Oilcheck é a empresa que mais se destaca no mercado como inovadora e flexível dentre seus concorrentes.  Além do Glossário Oilcheck, você encontra muitos outros materiais gratuitos disponibilizados em nosso blog, para estar sempre por dentro e atualizado sobre o universo de análise de óleo. É só clicar aqui. Aproveite.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS