Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

Teor de PCB: conheça mais sobre esse ensaio

 08 de março

As bifenilas policloradas (Poly Chlorinated Biphenyl – PCB) são substâncias altamente tóxicas aos seres humanos e ao meio ambiente. Apesar de terem uso proibido e seus níveis de segurança estabelecidos na década de 1980, no Brasil, a ausência de critérios técnicos ocasiona contaminação por ascarel em óleos substitutos. Descubra no artigo, a seguir, a importância de determinar o teor de PCB em óleos isolantes, tanto para a indústria quanto para a saúde humana.

O que é análise de teor de PCB

Antes de explicarmos o que é a análise, é importante entender o que é o PCB e por que esse é imprescindível para a indústria química, especialmente no âmbito da Gestão Ambiental.

As bifenilas policloradas foram denominadas de “ascarel” no Brasil. Esse produto, em razão de suas propriedades físico-químicas, foi amplamente utilizado no setor elétrico como líquido isolante em transformadores de alta tensão e como aditivo na formulação de plastificantes, tintas, aditivos e pesticidas.

Os ascaréis são bioacumulativos, não biodegradáveis e tóxicos e por isso foram classificados como um Poluente Orgânico Persistente (POP). Em termos ambientais, isso significa efeitos teratogênicos (produz deformidades físicas em bebês) e causa câncer, acumulando-se ao longo da cadeia alimentar. Dentre os danos ocasionados pelo excesso de ascarel, estão:

  • Hipertrofia hepática, alteração hormonal e problemas imunológicos
  • Câncer de fígado, bile, intestino e melanoma na pele
  • Infecções de vias respiratórias, tosse, inflamação, bronquite crônica, etc.
  • Problemas cardíacos
  • Danos ao trato digestivo (náuseas, vômito, dores abdominais e perda de peso)
  • Dores nos músculos e nas articulações
  • Problemas de pele e ocorrência de cloracne
  • Danos aos olhos (hipersecreção das glândulas e pigmentação anormal)
  • Efeito teratogênico em fetos (deformação cerebral e do sistema nervoso)
  • Problemas reprodutivos e irregularidades menstruais

Por essa razão, foram proibidos em 1981 e obrigou-se sua substituição por óleos à base de silicone. A troca, porém, foi feita sem critérios técnicos, ocasionando a contaminação dos novos óleos. Assim, muitos transformadores de alta tensão hoje em operação estão contaminados por ascarel.

Já que se trata de substância altamente nociva à saúde humana e de difícil manejo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou regras específicas para o encaminhamento de equipamentos e fluidos contaminados. Veja mais nos tópicos a seguir.

O ensaio de teor de PCB

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio da NBR 13882:2006, recomenda, para a supervisão e manutenção do óleo mineral isolante em equipamentos elétricos, o ensaio de avaliação do teor de PCB (ascarel).

A determinação do teor de PCB pode ser feita por técnica específica de dosagem de íons cloreto oriundos das moléculas de bifenila policlorada ou por cromatografia gasosa, cuja análise é baseada em padrões e comparação de áreas em curvas de calibração – conheça a cromatografia aqui. Os resultados devem ser avaliados conforme a NBR 8371. Em caso de excesso, essa mesma norma traz as providências a ser tomadas.

Dessa maneira, conforme a quantidade de ascarel presente no óleo, há recomendações específicas para manuseio, armazenamento, acondicionamento, transporte, rotulagem, cuidados para equipamentos em funcionamento e destinação final de óleos e equipamentos contaminados.

Em termos práticos, a análise de teor de PCB pode ser solicitada junto com a análise físico-química do óleo, já que demanda uma pequena alíquota de amostra coletada. Atualmente, no setor de transmissão de energia elétrica, equipamentos elétricos isentos de ascarel são aqueles cujo óleo mineral isolante não tenha mais do que 3,0 mg L -1; não contaminados se houver menos que 50 mg L-1; e contaminados entre 50 mg L-1e 500 mg L-1.

Importância da análise de teor de PCB e benefícios para a operação

O principal benefício da análise de teor de PCB para a operação refere-se à segurança do trabalho. Conforme você pode observar, o ascarel é altamente nocivo à saúde humana e ambiental, sendo enorme o impacto quando um funcionário adoece.

Por não ser biodegradável, o ascarel é extremamente nocivo ao meio ambiente, e, no caso de falha ou vazamento nos transformadores, pode ocasionar desastres. Além disso, são relativamente solúveis em água, podendo penetrar no lençol freático através da chuva, contaminando a água subterrânea, que frequentemente é usada para consumo humano.

A análise constante do teor de PCB permite o controle adequado da exposição dos funcionários à substância. Ainda que o melhor seja a não exposição dos trabalhadores ao ascarel, caso isso seja inevitável, é importante orientá-los a usar máscaras e luvas para evitar o contato direto com a substância. Diferentemente do DDT, que tem efeito imediato, as bifenilas são bioacumulativas, podendo levar anos para manifestar sintomas. Uma vez manifestados, porém, os resultados são irreversíveis.

Por esse motivo, a análise do teor de PCB é obrigatória para a Gestão Ambiental da sua indústria. Os relatórios são cobrados quando há auditoria. Assim, você precisará comprovar que não há contaminação por ascarel em sua planta.

Evite problemas causados pelo PCB

Até hoje, empresas são embargadas em função de acidentes com ascarel. Sabendo-se dos altos custos com remediação de áreas contaminadas e dos altos custos envolvidos em um acidente ambiental, destaca-se a importância da análise constante do teor de PCB presente no óleo mineral isolante. No Brasil, apesar de sermos signatários da Convenção de Estocolmo, a legislação específica para remediação da contaminação por ascarel ainda é incompleta e tem sido revista.

Por outro lado, as mudanças de paradigma e o cenário de crise têm destacado a importância da inovação no âmbito da indústria. Nesse sentido, podemos considerar que todo cuidado visando mitigar impactos ambientais e seus elevados custos é uma vantagem competitiva. Isto é, os custos de não se realizar a manutenção e a “faxina” periódica em seus equipamentos, como se sabe, são elevados, e os danos frequentemente, irreparáveis.

Assim, a análise do teor de PCB é fundamental à Gestão Ambiental responsável da indústria. É possível executá-la por meio de dosagem de íons ou cromatografia gasosa. O ensaio pode ser solicitado junto com outras análises físico-químicas, oferecendo a oportunidade de controle de riscos de acidentes ambientais e de trabalho, ambos de alto custo de mitigação.

Peça agora uma cotação de análise de teor de PCB para seus equipamentos! Ficaremos felizes em ajudar sua empresa a fazer uma boa Gestão Ambiental e a garantir a qualidade final de seu produto.

 

Comentários:

Manutenção Preditiva | 11 de outubro
Olá, Alcir. Tudo bem? O descarte de óleo industrial pode ser feito por algumas empresas autorizadas, com CADRI para transporte e destinação final. Aliás, em diversos casos, esses resíduos podem ser tratados e parcialmente recuperados. São empresas que trabalham com resíduos industrias: a LWART , a Bioluc e a ResiSolution, por exemplo. Qualquer dúvida estamos à disposição.

Comentários:

Alcir A prado | 04 de outubro
Hoje passei por um local de reciclagem e vi vários transformadores inclusive já um desmontado,aberto perguntei ao dono da reciclagem o que ia fazer com o óleo dos mesmo ele disse ia retirar e guardar ,fiquei preocupado porque moro perto dele e sei que perigoso ,,,pode me ajudar .?

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS