Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

Como funciona a análise em óleos lubrificantes

 07 de setembro

Os lubrificantes são óleos que possuem várias funções dentro de um compartimento. Eles minimizam o atrito e o desgaste para que uma superfície possa se mover contra a outra, eles absorvem o calor gerado nas superfícies em atrito e realizam a troca de calor com o ambiente.

Além disso, também retiram os contaminantes sólidos gerados durante a operação, transportam os contaminantes até o elemento filtrante para serem retirados do sistema, formam uma camada sobre a superfície e protegem contra a corrosão e contra a formação de depósitos nas peças.

Por possuir tantas funções importantes no maquinário, é preciso ter atenção redobrada. A análise de óleo é a única ferramenta que consegue detectar antecipadamente qualquer irregularidade. Assim, é possível maximizar o desempenho das máquinas, gerar assertividade e segurança na tomara de decisões e reduzir custos de operação.

 

Processo da análise de óleo

Na Oilcheck, a análise de óleo é o primeiro procedimento feito com os clientes. Antes, são definidos em quais compartimentos será feita a análise – para cada um, existe um escopo predefinido que melhor atende. Só depois é feita a coleta do fluido, considerada uma das mais importantes de todo o processo. Ferramentas e procedimento certos são imprescindíveis para assertividade no resultado e implementação da manutenção.

Após a coleta, a Oilcheck recebe a amostra e é o único laboratório a disponibilizar o resultado em 24h. A interpretação ativa da Oilcheck vem em uma linguagem simples e objetiva, abordando por completo todas as ações de inspeções necessárias. E por meio de vários canais de comunicação, especialistas direcionam o gerenciamento dos ativos com foco em gestão.

 

Particularidades do lubrificante

Os lubrificantes, especificamente, possuem algumas características que são importantes de observar num processo de análise de óleo.

  • Viscosidade

Principal característica do óleo lubrificante, a viscosidade é o que define a espessura do óleo e seu principal influenciador é a temperatura – a variação de temperatura é representada pelo Índice de Viscosidade (IV).

  • Classificação de desempenho

É a classificação da performance do óleo no equipamento, regulada pelo órgão American Petroleum Institute (API). O procedimento de Classificação API para motores é composta de testes em vários motores para avaliar um tipo específico de performance do óleo.

 

Uma das principais ferramentas da manutenção preditiva, a análise de óleo é fundamental para detectar problemas antes que eles se agravem. Essa análise consegue demonstrar características importantes do lubrificante que, assim, serão usadas para orientar ações pontuais para resolver problemas. Aproveite para ler mais sobre essa importante ferramenta nos nossos posts sobre os tipos de análise e os ensaios que fazem parte da análise.

Comentários:

Manutenção Preditiva | 26 de outubro
Olá, Robson. Tudo bem? Pode entrar em contato pelo número: +55 16 4042 0026 Qualquer dúvida estamos à disposição.

Comentários:

Robson | 24 de outubro
Tel para contato preciso tirar algumas duvidas

Comentários:

Manutenção Preditiva | 21 de setembro
[…] Neste artigo, explicamos melhor como é o processo de análise de óleo realizado pela Oilcheck, primeiro procedimento feito com os clientes. […]

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS