Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo
Treinamentos

Conheça as certificações para profissionais de análise de óleo

 23 de outubro

O  STLE é um umas das certificações referência no mercado da análise de óleo. Ele traz credibilidade aos profissionais e um conhecimento único na área. Possibilitando uma percepção muito mais abrangente e rica da análise de óleo.

 

Certificações em Análise de Óleo

 

 A  Society of Tribologists and Lubrication Engineers (STLE)

 É a mais importante sociedade técnica para atender às necessidades de mais de 13.000 pessoas e 200 empresas e organizações que integram o setor empresarial do tribologia e engenharia de lubrificação. Os STLE membros são especialistas que pesquisam, desenvolvem e comercializam os métodos e produtos que tornam a indústria mais bem-sucedida e que melhoram o bem-estar das pessoas em todo o mundo. Nossos membros são empregados pelas principais corporações do mundo e instituições acadêmicas e por agências governamentais que tratam de ciência e tecnologia. A STLE suporta estes distintos homens e mulheres com uma variedade de programas de educação e certificação de profissionais.

 

Engenharia de Lubrificação

Refere-se à redução de atrito e desgaste entre as partes com movimento relativo. O termo tribologia descreve o estudo de interagir superfícies móveis. Tribologia engloba aspectos da física, química, matemática aplicada, metalurgia, ciência dos materiais, engenharia mecânica, engenharia química e mecânica aplicada.

 Conheça as certificações para profissionais de análise de óleo

Estudos estimam que, tanto quanto um terço de tudo, a energia produzida pelo dispositivo utilizável é perdida para a fricção e o desgaste. Isto custa à indústria e os consumidores bilhões de dólares a cada ano. Além de desperdício de energia, o atrito e o desgaste afetam significativamente a confiabilidade do produto, capacidade de manutenção, segurança, vida e fatores ambientais.

 

O valor da certificação STLE tem sido comprovada no mercado, com o aumento da renda e respeito imediatos e credibilidade com os compradores e colegas. STLE oferece três certificações, que são válidos por três anos e, em seguida, deve ser renovado. Estas certificações são projetadas para serem compatíveis com os padrões do Instituto de Credenciamento e Excelência conforme a ISO 17024. E também distinguir entre um verdadeiro profissional credível e um especialista em “autoproclamado”.

 

Certified Lubrication Specialist™ (CLS).

É a única das certificações que independente para profissionais envolvidos com processos de lubrificação. Pois verifica seu amplo conhecimento a respeito da engenharia de lubrificação. A certificação CLS reconhece aqueles profissionais que possuem os mais atuais conhecimento de lubrificação fundamental e melhores práticas em manutenção de lubrificação aplicados em todos os ambientes da indústria. O profissional certificado deve ter no mínimo 3 anos de experiência de campo com técnicas de lubrificação.

 

O que é um Especialista em Lubrificação?

 

Um Especialista em Lubrificação é um profissional que deve ser considerado um “Engenheiro de Lubrificação”. Isto devido ao alto nível de conhecimento e habilidades demonstrado no processo de certificação. Contudo, isto não limita sua atuação especificamente na área de lubrificação. Diversos profissionais de áreas como Vendas, Gestão e Manutenção buscam a certificação para comprovar a profundidade e domínio de suas habilidades.

 

Principais Responsabilidades de um Especialista em Lubrificação:

  • Avaliar e selecionar lubrificantes para aplicação e compras
  • Conduzir estudos de melhoria de técnicas de lubrificação
  • Capacitar os Lubrificadores e criar lista de trabalho
  • Desenvolver garantia de qualidade e programas de análise de lubrificantes usados.
  • Realizar análise de falhas e solução de problemas relacionados à lubrificação.
  • Mantém registros de todas as aplicações, bem como a recolha ou eliminação de resíduos.

No Brasil, existe somente 3 pessoas que possuem essa certificação. Uma delas é o Carlos Henrique Alves da Silva, Diretor Operacional e sócio-proprietário da ALS. É ele quem ministra os treinamentos de interpretação e lubrificantes da ALS, agregando um conteúdo bastante relevante, pertinente e atualizado aos treinamentos.

 

Foi o precursor do treinamento de Interpretação de Resultados de Análise de Óleo no Brasil pela ALS, que já está em sua 9ª Edição. E capacitou mais de 5.000 técnicos de diversas áreas no país inteiro. Você pode saber as novidades e as próximas datas dos treinamentos da ALS aqui.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS