Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

Análise de óleo versus análise de vibração

 06 de janeiro

Vários estudos tentaram avaliar a eficácia relativa da análise de óleo contra a análise de vibração, mas, independentemente de que lado da “cerca” você está, é verdade que, em alguns casos, como desbalanceamento ou baixa rigidez, a vibração sempre ganhará o dia, ao passo que, em outros casos, a análise de óleo é um melhor indicador.

A realidade é que a análise de óleo muitas vezes é um indicador mais adiantado de um problema, enquanto a análise de vibração precisa de excitação mecânica. No entanto, a vibração é um modo pelo qual se consegue localizar qual o componente que está sofrendo o desgaste na máquina. Quando falamos de manutenção preditiva, tanto a análise de vibração como a análise de óleo necessitam estar agrupadas para um programa eficaz, um caso verdadeiro de “um mais um, igual a três”.

Concluindo, a análise de óleo e a análise de vibração são aliadas naturais para garantir a confiabilidade das máquinas. Elas unem forças complementares para atuar na causa raiz da falha das máquinas e na identificação e compreensão da natureza das condições anormais. O sucesso depende do desenvolvimento de um monitoramento de condições e diagnóstico com especialistas em cada área.

O monitoramento das condições deve considerar as tecnologias como ferramentas de apoio. Precisamos das ferramentas certas e com a aplicação correta para garantir a confiabilidade da máquina, seja utilizando a análise de vibração, seja utilizando a análise de óleo, seja utilizando ambas, visto a limitação de cada uma delas.

Escrito por: Maurício Carvalho – Gestor e especialista na área de análise de óleo e lubrificação na Oilcheck.

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS