Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo. Fale com um especialista

Análise de Óleo

Análise de óleo: 4 dicas de especialistas em manutenção para aerogeradores

 24 de junho

As usinas hidrelétricas ainda são a principal fonte geradora de energia no Brasil.

Porém, a energia eólica vem ganhado espaço na matriz energética brasileira, sendo considerada uma das principais alternativas para garantir o fornecimento de energia para o país no futuro.

Fernando de Noronha recebeu a primeira turbina de energia eólica do Brasil em 1992 e hoje a energia limpa gerada a partir dos aerogeradores já representa 6,6% do total de energia produzida no país, podendo chegar até 18% em 2018.

Mesmo com todo esse potencial de crescimento, muitas empresas ainda têm dúvidas sobre a importância da análise óleo na manutenção dos aerogeradores utilizados em suas usinas eólicas.

E o pior, com o rápido crescimento do setor nos últimos anos, também aumentaram os problemas de operação e rendimento associados ao processo de manutenção dos equipamentos.

 

A importância da análise de óleo na manutenção dos aerogeradores

Realizar a análise de óleo é uma das principais medidas a serem tomadas para assegurar o desempenho máximo dos aerogeradores durante toda a sua vida útil, além de reduzir custos globais de manutenção.

A análise de óleo fornece um diagnóstico completo que determina as condições dos lubrificantes do equipamento, identificando problemas e permitindo que ações sejam realizadas para estender a vida útil e garantir a disponibilidade.

A Oilcheck é uma empresa especializada em análise de óleo e selecionou 4 dicas importantes de especialistas do setor para você:

 

Confira 4 dicas de especialista

1. Uma das principais falhas na manutenção de aerogeradores é a frequência com que é realizada a análise de óleo dos equipamentos. Recomendamos a análise de óleo a cada 3  meses, no mínimo.

2. Outro ponto fundamental para prolongar a vida útil dos aerogeradores é a escolha do lubrificante correto para o equipamento. Economizar na escolha do lubrificante pode acarretar em gastos ainda maiores no futuro.

3. Recolher as amostras da forma correta é um fator decisivo para garantir a confiabilidade do material que será analisado em laboratório. Siga sempre as instruções do fabricante e consulte a Oilcheck em caso de dúvidas.

4. Um bom programa de análise de óleo consiste de:

Princípio de desgaste: Fator identificado ainda no início do desgaste e que permite agir para sanar possíveis problemas, reduzindo custos e garantindo maior disponibilidade dos equipamentos.

Contaminação: são detectados contaminantes internos e externos no óleo dos equipamentos, fator líder na falha das máquinas e que também reduzem o tempo de vida útil dos componentes.

Condições físico-químicas do lubrificante: Avalia a qualidade do lubrificante, se está degradado e se há necessidade de troca.

 

Conclusão

Realizar a análise de óleo é uma forma eficiente para maximizar o desempenho dos aerogeradores, prolongar sua vida útil e reduzir custos com a manutenção. Consulte agora nossos especialistas para saber ainda mais.

Comentários:

Manutenção Preditiva | 27 de junho
[…] com os nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas. Você também pode clicar aqui para 4 dicas de como a análise de óleo pode aumentar a vida útil dos seus aerogeradores. Compartilhe este conteúdo! Tweet !function(d,s,id){var […]

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças O que significa o S10 para óleo diesel? As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal As cinco funções básicas do óleo lubrificante Motor a diesel: você conhece suas principais partes?

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS