Tudo para você melhorar a performance dos seus equipamentos e evitar manutenções de alto custo.

Manutenção

Monitoramento de carregadeira: como diminuir os gastos e evitar paradas

 12 de junho
O monitoramento das condições das pás carregadeiras, ou simplesmente carregadeiras, é imprescindível para prover informações importantes e proativas aos responsáveis pelos equipamentos, servindo de base para o estabelecimento de planos eficientes de manutenção preditiva e reparo. As carregadeiras são utilizadas para transportar diversos materiais e podem, inclusive, substituir os tratores de esteira na abertura de estradas e terreiros. Essa abrangência de funcionalidades torna seu monitoramento ainda mais necessário.  

Estabelecer planos

Por realizarem trabalhos que requerem muito delas, as carregadeiras se desgastam com o passar do tempo e acabam perdendo em qualidade de performance e agilidade, deixando de trazer os resultados esperados. Além disso, o mau planejamento de uso do equipamento pode interferir em seu funcionamento, o que torna ainda mais importante a elaboração de planos eficientes. Dessa forma, assim como em qualquer máquina e ferramenta de trabalho, é de suma importância o estabelecimento de planos abrangentes e eficientes para a realização de manutenções nas carregadeiras. Isso ajuda a identificar as condições de funcionamento da máquina e a evitar surpresas desagradáveis que comprometam os resultados desejados. Assim, deixar para agir após a manifestação dos problemas pode acarretar mais gastos do que tentar precaver esses problemas. Estabelecer uma boa cultura de manutenção pode auxiliar na resolução desses impasses.  

Conhecer as ferramentas

Para o monitoramento das carregadeiras, alguns indicadores e análises de elementos, como óleo e arrefecimentos, são bastante importantes. Conheça alguns deles. >> A Análise de Fluidos apresenta informações detalhadas sobre as condições do óleo e do líquido arrefecedor, além do desgaste dos componentes e alguns outros fatores. As inspeções são fáceis de realizar e bastante eficazes para detectar problemas de integridade nos equipamentos, antecipando possíveis falhas. Aprenda mais sobre a análise de óleo. >> Já as Informações do Equipamento Eletrônico coletam dados do conjunto de tecnologias da informação utilizando mecanismos de “máquina inteligente", como o Product Link de transmissão sem fio e os dados do VIMS (Vital Information Management System – Sistema de Gerenciamento de Informações Vitais), baixados manualmente. >> O Histórico do Equipamento, por sua vez, inclui todos os relatórios de serviço e as recomendações para manutenção, inspeção e reparo. Isso ajuda a interpretar tendências de desempenho em longo prazo e identifica oportunidades para melhorar as práticas de serviço e manutenção. >> A avaliação denominada Condições do Local ajuda a estimar uma série de fatores que podem afetar a integridade do equipamento em longo prazo, incluindo práticas de operação e manutenção, condições locais e condições climáticas/sazonais gerais. Essas e algumas outras ferramentas são empregadas no monitoramento das carregadeiras, fornecendo informações que ajudam a identificar práticas de operação insuficientes, como tempos de troca ineficientes ou posicionamento inadequado da carregadeira. Depois de identificadas as práticas deficientes, medidas podem ser tomadas para resolver as ineficiências e evitar despesas. Entenda aqui como controlar mais e gastar menos.  

Conclusão

Com as informações expostas acima, pôde-se observar que a manutenção preditiva das carregadeiras é capaz de ajudar a empresa a gerenciar o risco das paradas não programadas e das falhas do maquinário. O monitoramento, dessa forma, otimiza o desempenho das máquinas e reduz consideravelmente o tempo de reparo.   Quer saber mais sobre monitoramento de carregadeiras? Em um estudo de caso, a Oilcheck verificou que um equipamento apresentava danos nas vedações, evidências de vazamentos, entre outros problemas. Com isso, o analista da Oilcheck ligou para o cliente para dar detalhes e orientações sobre a inspeção. Como resultado, o cliente evitou um gasto de cerca de 30 mil reais. Confira aqui o estudo de caso completo.
Artigo escrito por Manutenção Preditiva
Editor do manutencaopreditiva.com

Posts

Mais lidos

Manutenção Preventiva x Manutenção Preditiva: Saiba a Diferença Quais os objetivos da manutenção preditiva? Análise de óleo: tudo o que você precisa saber sobre o assunto. As falhas mais comuns ligadas à lubrificação de motores Descubra o que é MTTR e MTBF e quais são suas diferenças A importância da manutenção preditiva Saiba mais sobre os tipos de análise de óleo Motor a diesel: você conhece suas principais partes? Manutenção preditiva: tudo o que você precisa saber sobre o assunto Saiba qual é o Planejamento e Controle da Manutenção ideal

Material

Gratuito

Gostou do que leu? Deixe um comentário!

Receba as atualizações e novidades do Blog

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form :(

Nossos Parceiros
ASSINE A NEWSLETTER DO BLOG
MANUTENÇÃO PREDITIVA
E SAIBA TUDO PARA MELHORAR
A PERFORMANCE DOS SEUS EQUIPAMENTOS